Segunda Via de Contas

Segunda Via da Enel: Como emitir a Conta (Fatura)

Segunda Via da Enel: Como emitir a Conta (Fatura) 1

Não é incomum perder ou esquecer de pagar a conta de energia elétrica, não é mesmo? Se este é o seu caso e você é cliente da Enel, fique descansado: Emitir a segunda via da Enel é muito simples.

Através da segunda via, você fica em dia com seus pagamentos e evita ter sua luz cortada. O procedimento também é útil se, porventura, você não recebeu a fatura do mês atual. Saiba que, mesmo que o correio não entregue a conta, é responsabilidade do cliente emitir o boleto e regularizar o débito.

Pensando nisso, criamos esse passo a passo para lhe ajudar a emitir a segunda via da Enel sem sair de casa! Vamos explicar também quais juros incidem sobre eventuais atrasos e qual o prazo para que a luz seja cortada. Nos acompanhe neste artigo e tire todas as suas dúvidas agora!

Sobre a Enel

Criada em 1962, a Enel está entre as cinco maiores empresas de Energia Elétrica do mundo. Atuando no Brasil desde 2005, o grupo italiano é responsável pela distribuição de energia em 511 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Isso representa ao todo mais de 17 milhões de clientes.

Dados do Reclame Aqui

Como toda a empresa prestadora de serviços públicos, a Enel é alvo de muitas reclamações. No entanto, conforme dados do Reclame Aqui, a companhia lida bem com as solicitações dos clientes. Em uma consulta rápida, verificamos que ela responde a maioria das reclamações, apesar de não apresentar um bom índice de soluções. Veja o resumo das avaliações abaixo:

Segunda via da Enel

Assim como as outras grandes empresas de energia elétrica, a Enel também possui uma agência virtual online. Trata-se de um site onde o cliente tem acesso a diversos serviços sem sair de casa, tais como:

Vale ressaltar que o site é o mesmo para os clientes de todos os 4 Estados atendidos pela companhia. Através dessa ferramenta, é muito mais fácil verificar seus débitos e emitir o boleto para não ficar com pendências.

Cadastrar a conta por e-mail também é uma opção interessante. Quem escolher receber dessa forma, não corre o risco de extraviar a correspondência ou de não receber devido a problemas e greves nos Correios. Assim, quando precisar, basta acessar o e-mail e baixar a conta.

Emissão da segunda via passo a passo

Vamos ver agora como emitir a segunda via da Enel em passos simples.

1 – Primeiramente, acesse o site na Enel neste endereço aqui. Em seguida, escolha o seu Estado.

2 – Após isso, o site exibirá uma lista de serviços disponíveis para o local em que você mora. Nesta tela, selecione a opção “Segunda Via de Conta”, conforme imagem abaixo.

3 – Feito isso, basta digitar o número do cliente e seu CPF ou CNPJ e em seguida clicar em “ok”. A segunda via será exibida. Fácil, não é?

4 – Se você não sabe o seu “Número do Cliente”, ele pode ser facilmente encontrado em alguma conta de luz antiga, conforme mostra a imagem abaixo. Atenção: o leiaute da fatura pode mudar de Estado para Estado, mas a informação sempre terá o título “Nº do Cliente” ou “Cliente”.

Segunda via da Enel pelo Aplicativo de celular

Uma das formas mais fáceis de acessar os serviços da empresa é pelo aplicativo para smartphones. Com ele, você pode emitir a segunda via da Enel a qualquer hora e em qualquer lugar, bem como ter acesso às mesmas opções da agência virtual.

Ele é muito útil para receber notificações sobre falta de luz. Ou seja, basta permitir as notificações do celular e você será avisado em casos de problemas com a sua instalação.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e pode ser baixado em um dos seguintes links:

O link para download do aplicativo de Goiás para iOS não foi localizado na AppStore. Entretanto, assim que ele for publicado, iremos atualizar a informação.

Para emitir a segunda via da Enel pelo aplicativo, o procedimento é o mesmo do site. Assim, basta informar o CPF e o código do cliente para ter acesso à lista de opções. Com ele, você pode emitir a conta por e-mail ou copiar apenas o código de barras, pagando no internet banking do seu celular de forma prática e segura.

Segunda via da Enel pelo telefone

Se você prefere os meios mais tradicionais de comunicação, também pode entrar em contato com a Enel por telefone. A ligação é gratuita através dos seguintes números:

O atendimento é realizado 24 horas por dia, e a linha pode ser utilizada para comunicar emergências e falta de energia elétrica.

Juros e prazo para corte da Energia elétrica

Com relação aos juros de mora por atraso no pagamento da Enel, o valor é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Por padrão, incide uma multa de 2% e mais 1% de juros ao mês, além da correção monetária do IGP-M.

Dessa forma, para evitar pagar juros, busque manter sempre em dia sua conta de luz. Se você atrasar um mês, o valor dos juros será cobrado automaticamente na conta do mês seguinte.

Quanto ao prazo para o corte da luz, quem regulamenta a questão é também a Aneel. Conforme determinação, a empresa pode notificar o cliente assim que ele ficar com a conta atrasada. A luz pode ser cortada a partir de 15 dias após esta notificação.

Visto isso, é muito importante que o cliente regularize seus débitos dentro do mesmo mês para evitar ficar sem luz. Para isso, retire uma segunda via da Enel e faça o pagamento. Após a quitação do débito, o prazo é de 24 a 48 horas para fazer a religação da energia.


Caso você não seja cliente da Enel mas precise de uma segunda via da sua conta de luz, visite o nosso site para consultar a emissão online de outros boletos.

Organize-se e fique atento aos vencimentos das suas faturas, especialmente de contas importantes como luz ou água. Afinal de contas, estes são serviços extremamente necessários para o dia a dia de qualquer família.

Além disso, ninguém quer ficar pagando juros, multas e encargos desnecessários. Embora eles pareçam pequenos em um primeiro momento, eles funcionam como uma bola de neve. Ou seja, se você tiver uma conta atrasada há muito o tempo, os juros sobre juros podem aumentar muito o valor final. Portanto, emita a segunda via o quanto antes para evitar transtornos futuros.

Sair da versão mobile