Como Atualizar Boleto Banco Original

Faz parte da rotina mensal da maioria das pessoas e empresas o pagamento de contas via boleto bancário. Em nosso dia a dia atarefado, quanto mais ações pudermos realizar pela internet sem sair de casa, melhor. Pensando nisso, criamos este tutorial para lhe ensinar a atualizar boleto Banco Original online de forma simples e segura.

O Banco Original é uma instituição financeira digital, ou seja, não possui agências físicas para fazer a retirada de faturas ou realizar outros serviços usuais. Entretanto, pelo próprio site do banco você tem disponível uma agência digital que permite ao cliente fazer todos os serviços de forma simples e ágil, inclusive a atualização de boletos.

Separamos também algumas dicas de segurança para você evitar cair em golpes de boletos falsos. Continue conosco nas próximas linhas e fique por dentro de tudo que você precisa saber para atualizar boleto Banco Original e evite pagar juros e multas desnecessários.

Dicas de segurança

Com a adoção do boleto registrado, o número de fraudes e de boletos falsos diminuiu significativamente. No entanto, não é incomum que ainda existam casos de pessoas lesadas por golpes financeiros. Funciona assim: os criminosos emitem um boleto que imita o documento original, mas o pagamento vai para a conta dos ladrões.

Dessa forma, para pagar ou atualizar boleto Banco Original, é necessário estar atento principalmente ao seguinte:

  • Os 3 primeiros dígitos da linha digitável do boleto são o código de identificação do banco, e no caso do Original a numeração deve ser sempre 212. Caso contrário, o boleto é de uma conta de outro banco, o que pode indicar uma possível fraude;
  • Não forneça seus dados bancários – como senhas e números de cartões – em sites suspeitos ou através aplicativos de mensagens como o Whatsapp;
  • Da mesma forma, sempre que for atualizar boleto Banco Original utilize o site oficial do banco. Desconfie de links suspeitos recebidos por e-mail ou por Whatsapp;
  • Confira atentamente todos os dados do boleto, bem como o número do CNPJ ou CPF do beneficiário. Em caso de alguma inconsistência, entre em contato com o emissor do documento antes de realizar o pagamento;
  • Por fim, leia todas as informações do boleto e desconfie de erros de português, especialmente aqueles mais grosseiros. Na maioria dos casos, este é um dos principais indícios de boleto falso.

Com estas dicas em mente, você conseguirá atualizar boleto Banco Original de forma muito segura. Vamos agora o passo a passo para emitir a segunda via da fatura.

Atualizar boleto Banco Original – Passo a Passo

Vamos agora ao que mais nos interessa: atualizar boleto Banco Original online. A operação é muito simples e pode ser feita em poucos passos. Antes de começar, você deve ter em mãos o documento antigo ou os dados do mesmo.

1 – Primeiramente, acesse o site oficial do banco original. A página inicial será apresentada.

2 – Em seguida, desça no conteúdo até o final da página e clique no link “Emitir 2ª via do boleto”. O link está localizado no rodapé da página, conforme mostra a imagem abaixo.

3 – Feito isso, você irá acessar a página de atualização de boletos do banco. É possível fazer a operação utilizando duas formas de buscas diferentes: pela linha digitável ou pelo CNPJ/CPF e Nosso Número. De modo geral, o resultado da operação é o mesmo, o que muda é a forma de encontrar os dados do documento. No lado esquerdo da tela está localizado o campo para digitar o número da linha digitável, e à direita o correspondente para inserir o CPF/CNPJ e o Nosso Número. Para facilitar, a página mostra exemplos de onde você pode encontrar os dados no boleto antigo. Veja abaixo.

4 – Por fim, após digitar e conferir atentamente a todas as informações, digite o código de segurança e clique em Avançar. Assim, o sistema irá atualizar boleto Banco Original e você poderá fazer o pagamento.

Caso você tenha perdido ou extraviado o boleto antigo, não irá conseguir fazer a emissão da segunda via diretamente pela internet, visto que as informações do documento antigo são indispensáveis. Por isso, você deverá entrar em contato com a pessoa ou empresa que emitiu a cobrança e solicitar um dos seguintes dados:

  • Número completo da linha digitável do boleto;
  • CPF/CNPJ do beneficiário e do pagador e o Nosso Número.

Com estes dados em mãos, basta seguir os passos acima e atualizar boleto Banco Original da mesma maneira. Certifique-se de conferir atentamente os dados do CPF e CNPJ, bem como o valor do documento que lhe foi informado antes de fazer o pagamento para ter certeza de que a conta está correta.

Por fim, vale a pena salientar que não é cobrado nenhum tipo de taxa ou custas adicionais para atualizar boleto Banco Original. Ou seja, ao seguir nosso passo a passo você poderá emitir o boleto de graça.

Onde pagar o boleto atualizado

Após a atualização, o boleto bancário pode ser pago em qualquer instituição da rede bancária. É possível inclusive quitar o documento pela internet, utilizando o código de barras ou o documento em PDF. Da mesma forma, a fatura pode ser impressa para pagamento em casas lotéricas ou na boca do caixa de qualquer banco.

No entanto, é necessário ficar atento à data de vencimento. Por padrão, boletos atualizados tem o novo vencimento para o próprio dia da emissão. Por isso, confira os horários da rede bancária da sua cidade antes de emitir a segunda via. Caso não consiga pagar no mesmo dia, será necessário atualizar novamente o boleto Banco Original.

Não se esqueça de que o documento pode ser pago também nos caixas eletrônicos com o leitor de código de barras ou com os números da linha digitável.

Ao atualizar boleto Banco Original, não estranhe se o valor estiver um pouco maior do que o original. Isso porque é comum que sejam acrescidos juros e multas referentes ao atraso do pagamento. Portanto, o quanto mais cedo você atualizar o seu boleto e fazer o pagamento, menos juros precisarão ser pagos.

Como atualizar boleto de outro banco

Está precisando atualizar um boleto de outra instituição bancária? Então acesse a página principal do Segunda Via Online. Em nosso blog, você encontra o passo a passo para emitir segundas vias, atualizar boletos e tudo o que você precisa para ficar em dia com suas contas e faturas.


Como vimos, atualizar boleto Banco Original pela internet é fácil e rápido, e ajuda você a poupar tempo e evitar pagar multas e juros por atraso. Seguindo nossas dicas de segurança, você consegue gerar sua fatura sem preocupação.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que iremos tentar lhe ajudar. Ademais, entre em contato com o emissor da sua cobrança para mais esclarecimentos e dúvidas sobre valores e datas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo