Como Atualizar Boleto Itaú

O Itaú é uma das principais instituições financeiras privadas do Brasil, e muitas empresas utilizam os serviços do banco para emitir boletos de cobrança. Acontece que, com tantos boletos, muitas vezes perdemos o prazo de pagamento ou extraviamos o documento. Caso isso tenha acontecido com você, não se preocupe! É possível atualizar Boleto Itaú pela internet, e você vai aprender o passo a passo agora.

Para isso, basta ter os dados do boleto antigo e acessar o site oficial do banco. Porém, é necessário ter bastante atenção para evitar cair em golpes e perder dinheiro. Por isso, acompanhe nosso artigo até o final para atualizar boleto Itaú e conferir dicas de segurança para evitar ser lesado por fraudes.

Atualizar Boleto Itaú pela internet

Caso você seja cliente do banco, não é necessário atualizar boleto Itaú para fazer o pagamento, pois ele pode ser pago mesmo fora do prazo inclusive pelo internet banking ou aplicativo de celular. Mas se você deseja pagar o boleto em outro banco e ele já está vencido, será necessário emitir um novo documento.

Antes de fazer o acesso, você deve ter em mãos o boleto antigo, pois ele será utilizado para realizar a atualização. Aprenda agora o passo a passo para atualizar boleto Itaú pela internet.

1 – O primeiro passo é acessar o site oficial do Itaú clicando aqui. Certifique-se de sempre utilizar este link que é o oficial do banco. Após acessar, vá até a aba “serviços” conforme indica a imagem abaixo.

tela 1 atualizar boleto itaú

2 – Depois disso, clique na opção “boletos” que está localizada na coluna “resolva”. Você será então direcionado para a página de emissão de boletos do Itaú.

tela 2 atualizar boleto itaú

3 – Agora, role a página até encontrar o título “Atualizar ou gerar segunda via de boletos”. Entre as 3 opções encontradas, clique naquela que diz “boletos vencidos”, conforme mostrada a imagem a seguir.

tela 3 atualizar boleto itaú

4 – Por fim, na tela de emissão, escolha se o seu boleto foi emitido pelo Itaú ou pelo antigo Unibanco. No formulário, você deve digitar uma das duas opções para atualizar o boleto:

  • Numeração do código de barras;
  • Agência Código/Beneficiário e Nosso Número (insira apenas os números sem pontos, barras e espaços);

Por fim, digite o CPF/CNPJ do pagador do boleto, clique em “Não sou um robô” e no botão Próximo e pronto! Seu boleto atualizado será emitido.

tela 4 atualizar boleto itaú

Toda a numeração que você precisa para atualizar boleto Itaú está no documento antigo. A numeração do código de barras (também conhecida como linha digitável) é o número extenso que fica no topo do boleto, e inicia com o número 341 no caso do Itaú.

No boleto atualizado, são calculados automaticamente os valores de juros e multa por atraso do boleto anterior. Por isso, o valor novo será maior do que o do documento original proporcionalmente ao tempo de atraso.

Segunda via boleto Itaú

Caso o seu boleto não tenha vencido ainda, você precisará tirar uma segunda via ao invés de atualizar boleto Itaú. O procedimento é basicamente o mesmo, mas no passo número 3 você não deve escolher “boletos vencidos”, e sim “segunda via de boletos”.

Ademais, o processo é idêntico. Basta inserir os mesmos dados do boleto antigo e o sistema irá emitir a segunda via.

Atualizar Boleto Itaú de renegociação

Clientes que realizaram a renegociação das suas dívidas juntamente ao Itaú devem fazer o pagamento até a data de vencimento. Caso contrário, não será possível atualizar o documento da forma como vimos anteriormente.

Após o vencimento, o cliente deverá entrar em contato com a Central de Renegociação para emitir um novo boleto em um dos telefones abaixo:

  • 4004-1144 (Para regiões metropolitanas);
  • 0800-726-1144 (Para demais regiões do país).

Dicas de segurança

Justamente por ser muito utilizado nos dias de hoje, o pagamento via boleto bancário tem sido alvo recorrente de fraudes e golpes. De forma geral, os golpistas alteram os dados do documento original para que o dinheiro pago pela vítima caia na conta dos criminosos. Por isso, ao pagar ou atualizar boleto Itaú você deve estar atento às seguintes dicas:

  • Ao emitir ou receber um boleto, confira todas as informações com cuidado. Verifique se o nome da pessoa ou empresa beneficiária está correto, bem como o número do CPF/CNPJ.
  • Caso você perceba qualquer erro de português muito básico, desconfie. Este é geralmente um grande indício de que aquele documento foi emitido por golpistas.
  • Fique atento aos 3 primeiros números da linha digitável do boleto, pois eles representam o código do banco. No caso do Itaú/Unibanco, todos os boletos devem começar com o número 314. Se o código não for este, é um indício de que o pagamento será transferido para um outro banco.
  • Não insira seus dados bancários – como senhas e números do seu cartão de crédito – em links suspeitos, especialmente aqueles recebidos por Whatsapp ou E-mail de terceiros.

Caso você perceba qualquer irregularidade, entre em contato com a empresa ou pessoa que emitiu o boleto para confirmar a veracidade do documento. Vale lembrar que o Itaú é responsável apenas pela transferência do dinheiro, portanto a responsabilidade por solucionar problemas com o boleto é da empresa ou pessoa que está realizando a cobrança.

Sobre o Itaú

O Itaú é simplesmente o maior banco privado do Brasil, e possui uma infinidade de produtos e serviços voltados para pessoas físicas e jurídicas.

Atualmente, a instituição atende a 90 milhões de clientes em todo o território nacional. O banco é responsável por empregar mais de 100 mil pessoas, e conta com um número de acionistas superior a 90 mil.

Mostrando consideração com seus clientes, o Itaú responde a todas as questões do Reclame Aqui em um prazo inferior a 10 dias na maioria dos casos. Isso rendeu ao banco a nota de 7.6/10 no site, o que pode ser considerado satisfatório para uma empresa deste porte. Porém, o índice de solução de problemas é de 77,9%, o que não é ruim, mas poderia ser bem melhor.

Onde pagar o boleto atualizado do Itaú

O pagamento do boleto atualizado pode ser realizado pela internet, utilizando apenas o número do código de barras. Da mesma forma, você pode utilizar um caixa eletrônico do banco onde você tem conta e fazer o pagamento tanto com o boleto impresso quanto com a numeração do código de barras.

Ademais, boletos dentro do prazo podem ser pagos diretamente na boca do caixa de qualquer instituição financeira, Casas Lotéricas ou supermercados que aceitam pagamentos de faturas.

Preciso atualizar boleto de outro banco

O Boleto que você deseja atualizar não foi emitido pelo banco Itaú? Tudo bem! Acesse o Segunda Via Online – o melhor portal para emissão de boletos e Segundas Vias da internet. Lá, você encontra tutoriais passo a passo para atualizar boletos das principais instituições financeiras do país de maneira simples e segura.


Teve alguma dificuldade para atualizar boleto Itaú? Recomendamos que você entre em contato com a empresa emissora para que eles possam lhe auxiliar.

Atualizar boleto Itaú pela internet é fácil e muito seguro, basta ter atenção às dicas de segurança que ensinamos aqui.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Outras pessoas podem estar precisando de uma “mãozinha” para gerar seu boleto online!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo