Segunda Via da Copel: Como emitir a Conta (Fatura)

Devido a problemas com os Correios, é comum que alguns clientes não recebam sua conta de luz. De outra forma, na correria diária, muitas vezes perdemos a fatura do mês antes de fazer o pagamento. Se você está nesta situação, fique tranquilo, vamos ensinar tudo o que você precisa saber para emitir a segunda via da Copel sem sair de casa.

Além de explicar como gerar o documento, vamos esclarecer tudo sobre os juros e multas, bem como o prazo para corte da energia elétrica de quem não quitar seus débitos. Siga conosco neste artigo e tire todas as suas dúvidas agora!

Sobre a Copel

Fundada em 1954, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) é responsável por fornecer energia elétrica a 100% das residenciais urbanas e 90% das rurais no Estado do Paraná.

Com 60 anos de história, a Copel também se destaca em sua ação sustentável: foi a primeira companhia no Brasil a realizar estudos de impacto ambiental em usinas hidrelétricas.

A infraestrutura da empresa conta com 21 usinas próprias, a maioria (19) composta de hidrelétricas. Uma termelétrica e outra eólica completam o número.

Dados do Reclame Aqui

O primeiro ponto positivo da Copel no Reclame Aqui é constatar que a empresa possui apenas 390 reclamações. Mas, além disso, a companhia respondeu todas elas, com um índice de solução muito bom de 71,7%.

Essa boa atuação mostra o comprometimento da Copel com o cliente, o que rendeu uma nota 7 e o status de “Bom serviço” para a empresa paranaense no site.

Segunda via da Copel

Existem diferentes formas de emitir a segunda via da Copel:

  • Através do site;
  • Pela agência virtual;
  • Pelo telefone;
  • Pelo aplicativo Copel para smartphones;

Visto isso, vamos ver como emitir o boleto da 2ª via em cada uma das formas.

Segunda via da Copel pelo site – Sem senha

Essa é uma das formas mais fáceis de emitir a segunda via da Copel online, pois não é preciso sequer fazer cadastro. Assim, basta seguir os passos abaixo para gerar o documento para pagamento.

1 – Acesse a página de serviços da Copel aqui.

2 – Na página a seguir, escolha entre CPF ou CNPJ de acordo com o documento utilizado na fatura. Preencha o número do documento.

3 – Em seguida, informe o número do imóvel desejado. Se não há número na residência, marque a caixa “Imóvel sem número predial” abaixo do campo de texto.

segunda via da copel tela 1

4 – Confira todos os campos e clique em “Enviar”.

5 – Por questões de segurança, o sistema irá solicitar que você preencha alguns dados. Isso porque não é utilizada uma senha para emitir o boleto. Assim, para pessoas físicas, será solicitada Data de Nascimento ou nome da mãe, e para jurídicas a data de constituição da empresa.

6 – Feito isso, você terá emitido o documento para pagamento da segunda via da Copel.

Segunda via da Copel pelo site – Agência Virtual

A Agência Virtual da Copel permite ao cliente consultar seus débitos e selecionar as faturas que deseja emitir. Da mesma forma, não é necessário senha, porém alguns dados adicionais são solicitados. Veja o passo a passo para emitir a segunda via da Copel desta maneira.

1 – Acesse a Agência Virtual da Copel.

2 – Na tela seguinte, digite o número da sua Unidade Consumidora e o seu CPF ou CNPJ (apenas os números).

segunda via da copel agencia virtual

3 – Não sabe qual o número da sua Unidade Consumidora? Fique tranquilo pois é bem fácil de localizar. Ele pode ser identificado em uma fatura antiga conforme destacado na imagem a seguir.

imagem da segunda via da copel

4 – Do mesmo modo, você pode utilizar o número do seu medidor de luz ao invés do número da Unidade Consumidora, isso fica a seu critério.

5 – Por fim, basta acessar o sistema e escolher a fatura da qual você deseja emitir uma 2ª via.

Além de emitir a segunda via, a Agência Virtual da Copel permite ao cliente consultar protocolos e fazer pedidos de ligação de luz.

Segunda via da Copel pelo Aplicativo de Celular

Uma das maneiras mais completas de emitir a segunda via da Copel e acessar outros serviços da empresa é através do Copel Mobile: o aplicativo para smartphones.

A ferramenta é bem completa, e traz serviços como:

  • Segunda via da Copel detalhada;
  • Emissão da Fatura Digital;
  • Consulta de débitos;
  • Alteração da data de vencimento;
  • Cadastramento de débito automático;
  • Simulador de consumo de Energia Elétrica;
  • Informar falta de luz no seu endereço;
  • Ver histórico de consumo, faturas e pagamentos realizados;
  • Solicitar desligamentos;
  • Ver endereços mais próximos de atendimento presencial da Copel;
  • Entrar em contato com a Ouvidoria da Companhia;
  • Informar a auto leitura;
  • Solicitar religamento da energia após corte assim que regularizados os débitos.

De fato, o Copel Mobile é uma das melhores ferramentas para os clientes paranaenses da Companhia elétrica. Com ele, é possível resolver diversos problemas de maneira ágil e sem sair de casa. Apesar de apresentar alguns problemas relatados pelos usuários, o aplicativo é bem intuitivo e fácil de usar. Ele está disponível para Android e iOS, e pode ser baixado nos links abaixo:

Vale ressaltar que não é cobrado nenhum tipo de taxa para emitir a segunda via da Copel Online em nenhum dos métodos.

Segunda via da Copel por telefone

Em casos de problemas para retirar a segunda via da Copel em algum dos métodos que vimos anteriormente, a recomendação é ligar para a empresa.

O número de contato da companhia é o 0800 51 00 116 e a ligação é gratuita. O atendimento atende 24 horas de domingo a domingo, e serve também para chamadas de emergência.

Assim, você pode entrar em contato e solicitar que a empresa lhe forneça o número do código de barras ou que encaminhe uma 2ª via para seu e-mail. Ainda é possível solicitar que um documento seja enviado para a sua residência, mas neste caso é possível que seja cobrada alguma taxa adicional. Ressaltamos que esta possibilidade deve ser confirmada com a empresa.

Por fim, os clientes também podem registrar suas reclamações na Ouvidoria da Copel pelo número 0800 647 0606. A ligação também é gratuita, entretanto o atendimento ocorre apenas em dias úteis das 8h às 18h.

Juros, multas e prazos para cortes

Se você não pagou sua conta de luz, serão cobrados juros mensais de 1%, acrescidos de uma multa de 2% e correção monetária com base no IGP-M. No caso da Copel – similar ao que acontece com muitas empresas – esses valores são cobrados automaticamente na fatura do mês seguinte.

Conforme estipula a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, a luz pode ser cortada mesmo com apenas 1 mês de atraso. Entretanto, é preciso que a companhia notifique o cliente com 15 dias de antecedência antes de executar o procedimento.

Além disso, os cidadãos que não estiverem em dia com seus pagamentos podem ser inscritos no SPC/Serasa.


Para não deixar o nome sujo ou correr o risco de ficar sem luz, a recomendação é que você emita a segunda via da Copel assim que verificar que ela não foi recebida. A melhor forma é baixar o aplicativo para o celular e ficar de olho: assim que a fatura for liberada ela estará disponível para baixar.

Você precisa da conta de luz, mas na região onde mora não é a Copel quem presta serviço? Acesse a página inicial do Segunda Via Online. No site, você encontra o passo a passo para emitir o boleto das principais empresas de energia do país e fica sabendo tudo sobre os prazos e juros.

Compartilhar é se importar!

1 Comentário

  • Boa tarde…
    Gostaria de saber como eu faço pra descobrir o número da minha unidade consumidora? Pra que eu possa fazer uma negocação.
    Eu não tenho nenhum documento mais pra que eu possa ter acesso.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo