Segunda Via da Celesc: Como emitir a Conta (Fatura)

Não receber uma conta por problemas nos Correios pode dar muita mão-de-obra, especialmente no caso da fatura da luz. Afinal de contas, ninguém quer ter a energia cortada, certo? Para nossa sorte, com a internet podemos emitir boletos de forma mais ágil. É o que acontece com a segunda via da Celesc, que pode ser gerada sem sair de casa.

Se você mora em Santa Catarina e perdeu ou não recebeu sua conta de luz, fique tranquilo. Neste artigo vamos ensinar o passo a passo para você emitir a segunda via da Celesc de forma rápida. Isso é muito importante para evitar pagar juros e multas desnecessários ou ter a luz cortada.

Além disso, vamos explicar qual o valor dos juros e o prazo para suspensão do serviço de inadimplentes. Continue conosco!

Sobre a Celesc

Responsável por atender quase 3 milhões de pessoas, a Centrais Elétrica de Santa Catarina – Celesc é a maior empresa de Energia Elétrica do Estado catarinense.

A Celesc não é uma empresa privada, mas sim de economia mista. Isso quer dizer que o Governo catarinense é detentor de mais de 50% das ações da empresa, sendo o responsável pela administração.

Dados do Reclame Aqui

A Celesc não possui uma boa reputação no Reclame Aqui. Apesar da empresa responder à maioria das reclamações dos clientes, o índice de solução é baixo – apenas 52,7%. Com isso, a Celesc possui uma nota muito baixa no site: 4,8 de 10.

Segunda via da Celesc

Vamos ao que mais nos interessa: como solicitar a segunda via da Celesc?

A empresa disponibiliza os seguintes canais para emitir o boleto da 2ª via:

  • Pelo site da empresa, através da agência virtual;
  • Por telefone;
  • Por SMS (mensagem de texto para celular);
  • Pessoalmente, nas centrais de atendimento;
  • Pelo aplicativo de celular.

Assim, vamos ver como emitir a segunda via da Celesc de cada uma das formas.

Segunda via Rápida

Essa é uma das formas mais simples de emitir a segunda via da Celesc, pois é feito online e não é necessário sequer senha de acesso.

Para isso, basta acessar este link. Na tela seguinte, insira o número do CPF do titular da conta ou o número da Unidade Consumidora.

segunda via da celesc acesso rápido

No entanto, se a sua conta estiver na titularidade de um CNPJ, ela não poderá ser gerada deste modo.

Segunda via da Celesc – Agência virtual

Caso você não tenha conseguido emitir a segunda via da Celesc pelo método anterior ou queira acessar mais serviços, a dica é utilizar a Agência Virtual.

Porém, além da 2ª via, a Agência Web da Celesc permite ao cliente acessar diversos serviços, tais como:

  • Consulta de débitos;
  • Solicitar parcelamentos;
  • Agendar atendimento;
  • Simulador de consumo;
  • Solicitar religação de luz;
  • Comunicar falta de energia;
  • Histórico de pagamentos e consumo;
  • Solicitar nova ligação;
  • Cadastro da Fatura por E-mail.

Portanto, é muito importante que o cliente da Companhia tenha acesso à Agência Virtual. Dessa forma, o consumidor consegue resolver diversas questões de forma ágil e prática. Vamos ver o passo a passo para realizar o acesso.

1 – Acesse a Agência Virtual da Celesc neste link aqui.

2 – Em seguida, insira o número da Unidade Consumidora que você deseja acessar, bem como o número do CPF ou CNPJ do titular da conta.

segunda via da celesc pela agencia virtual

3 – Está em dúvida sobre qual o seu número de Unidade Consumidora? Não se preocupe, ele pode ser encontrado em qualquer fatura antiga conforme a imagem abaixo. Para entender mais detalhes sobre a conta da Celesc veja a imagem abaixo.

imagem da segunda via da celesc

4 – Feito isso, o sistema irá detectar se o usuário já possui ou não cadastro na Agência Virtual. Caso não, basta preencher os dados solicitados e escolher uma senha de acesso. Em seguida, clique em “Enviar”.

tela de cadastro para emitir segunda via da celesc

5 – Pronto. Agora é só acessar a Agência Virtual com sua senha recém cadastrada e emitir a segunda via da Celesc online.

Segunda via da Celesc pelo aplicativo de celular

Você também pode gerar a segunda via da Celesc e ter os mesmos serviços da Agência Virtual na palma da mão. Para isso, baixe o aplicativo da Celesc para o seu Smartphone em um dos seguintes links.

tela da segunda via da celesc pelo aplicativo de celular

Para emitir a segunda via da Celesc pelo aplicativo, basta clicar em “Faturas em aberto” e escolher o documento desejado. Em seguida, aparecerá o valor da conta e você poderá escolher entre copiar o código de barras ou baixar o documento em PDF.

fatura da segunda via da celesc no aplicativo

Segunda via da Celesc por telefone ou SMS

Se por algum motivo ou outro você não estiver conseguindo emitir a segunda via da Celesc online, há sempre a opção de entrar em contato com a empresa por telefone.

Uma forma bem fácil de solicitar o documento é por SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem do seu celular para o número 48196 solicitando a segunda via junto com o número do CPF ou Unidade Consumidora. O modelo é o seguinte: 2via 12345678 (substitua os números pelo seu CPF ou pelo número da Unidade Consumidora).

De outra forma, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800-480-120 e solicitar sua segunda via, a ligação é gratuita. A empresa ainda conta com um número acessível a deficientes auditivos: 0800-646-4050.

Você sabia que é possível avisar a Celesc por SMS que você está sem luz? Isso mesmo! Para isso, envie uma mensagem de texto para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ seguida dos números do seu CPF ou da Unidade Consumidora.

Juros, multa e prazo para corte da luz

Se você está com sua conta vencida, deverá emitir uma segunda via da Celesc ou pagar o boleto atrasado. De qualquer forma, os juros virão na fatura do mês seguinte.

Conforme estipulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os juros da conta de luz são de 1% ao mês. Além disso, a Celesc cobra multa de 2% pelo atraso e mais a correção monetária obtida através do IGP-M.

Por isso, para evitar pagar juros, a recomendação é que você emita a segunda via da Celesc o mais rápido possível caso não receba a conta pelo Correio.

Já o corte da luz pode ser realizado a partir de 15 dias após o cliente ter sido notificado pela empresa sobre os débitos.

Por fim, vale frisar que não é cobrado nenhum tipo de taxa ou tarifa adicional para emitir a segunda via da Celesc. Ou seja, todos os meios de acesso que apresentamos aqui são gratuitos.

Onde pagar a fatura da Celesc

Por ser uma conta com código de barras, a fatura da Celesc pode ser paga normalmente pelos métodos convencionais:

  • Bancos, Lotéricas ou Caixas Eletrônicos;
  • Internet Banking pelo seu computador ou Celular;
  • Agências dos Correios que possuam Banco Postal.

Além disso, os clientes da Companhia podem solicitar pagar sua conta pelo débito automático. Essa é uma das melhores formas de não ultrapassar a data de vencimento por esquecimento ou perda do boleto.

Cadastrar a fatura por e-mail pelo site da Celesc também é muito útil. Com essa opção, o cliente tem acesso à conta assim que ela é emitida sem precisar esperar pelos Correios.

Preciso da Segunda via de outra Companhia Elétrica

Você não é um consumidor do Estado de Santa Catarina mas precisa da Segunda via da sua conta de luz? Fique tranquilo, pois a maioria das empresas fornece formas de acesso ao boleto muito parecidas com as da Celesc.

Para emitir sua fatura, acesse os outros artigos do Segunda Via Online. Aqui, trazemos um passo a passo descomplicado com imagens para você emitir os seus boletos sem sair de casa.

Achou o post útil? Não deixe de divulgá-lo em suas redes sociais!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo