Conteúdos
São tantos boletos que às vezes esquecemos de pagar algum, não é mesmo? Pior ainda quando não recebemos faturas importantes, como a da conta de luz. O lado bom é que muitas empresas possibilitam que o boleto seja gerado online. Se você mora no Pará, pode emitir a segunda via da Celpa sem sair de casa!
Isso é muito importante para evitar pagar juros e multas, e principalmente não ter a luz cortada. Assim, fique ligado até o fim deste post pois você vai aprender o passo a passo para acessar o site da Celpa e emitir o documento. Da mesma forma, vamos explicar o valor dos juros e quanto tempo você tem para quitar os débitos antes da energia ser cortada.
Sobre a Celpa
A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) é responsável por levar energia elétrica a mais de 8,5 milhões de paraenses. Com 57 anos de história, a empresa atende a 144 municípios, o que representa 74% da população de todo o Estado.
Dados do Reclame Aqui
Buscando saber um pouco mais sobre as empresas, costumamos analisar o Reclame Aqui, e o conceito da Celpa por lá não é dos melhores.
Apesar de a empresa responder a maioria das reclamações e ter um índice de soluções de 60,6%, a nota da Companhia é de apenas 5.3 em um máximo de 10. Isto leva a crer que a empresa precisa melhorar a sua prestação de serviços.
Segunda via da Celpa
Emitir a segunda via da Celpa é rápido e fácil, e pode ser feito online sem problemas. Para isso, existe mais de uma possibilidade.
- Através do site da Celpa;
- Pelo aplicativo de Celular;
- Por telefone.
Vamos ver como gerar o documento das diferentes formas.
Segunda via da Celpa pela internet
Fazer a emissão da segunda via da Celpa pela internet é uma das maneiras mais fáceis de acessar o documento. Para isso, o cliente pode tanto acessar a Agência Virtual ou apenas o código de barras.
A opção do código de barras fornece apenas o código para pagamento da segunda via. Essa é a forma menos complicada, pois não precisa criar uma senha para acesso.
Já pela opção da agência virtual, o cliente consegue emitir uma segunda via da Celpa detalhada, além de ter acesso a serviços como:
- Transferência de titularidade;
- Informar falta de luz;
- Cadastrar a fatura por e-mail;
- Histórico de pagamentos e de consumo;
- Registro de reclamações.
O caminho para acessar qualquer uma das opções é muito parecido. Vamos ver o passo a passo.
1 – Para começar, acesse o site da Celpa nova equatorial energia;
2 – Em seguida, clique em Consultar Faturas e Emitir 2ª Via. O sistema exibirá a tela de acesso.
3 – Na primeira opção (1), você pode entrar na Agência virtual e ter acesso a todos os serviços que mencionamos anteriormente. Para isso, basta inserir o CPF do titular da conta de energia ou o número da Conta Contrato e realizar seu cadastro.
4 – Já na opção mais abaixo (2), você pode obter o código para pagamento sem precisar fazer um cadastro. Dessa forma, insira o número da Conta Contrato para emitir o código de barras de forma rápida e fácil.
5 – Não sabe o número da sua Conta Contrato? Você pode encontrá-lo facilmente em qualquer fatura antiga. Veja na ilustração abaixo onde ele fica.
Segunda via da Celpa pelo Aplicativo
A Celpa anunciou em seu site a criação de um aplicativo para smartphones Android e iOS (iPhone). Entretanto, pesquisamos nas lojas de aplicativos PlayStore e AppStore e não encontramos o app para download, o que nos leva a crer que o aplicativo infelizmente esteja indisponível no momento.
É uma pena, pois o app trazia todas as funcionalidades da empresa, sendo muito útil para comunicar falta de energia e emitir a segunda via da Celpa. Aguardamos que a empresa corrija logo este problema e coloque o aplicativo no ar novamente. Quando isso acontecer, fique tranquilo pois iremos atualizar o post com os links para download e o passo a passo para acessar o serviço.
Segunda via da Celpa pelo telefone
Uma boa e velha ligação ainda é uma das melhores formas de resolver muitos problemas. Assim, se você não estiver conseguindo gerar a segunda via da Celpa pela internet, entre em contato com a empresa pelo número 0800-091-0196 e solicite a ajuda de um atendente. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
Através do atendimento, é possível solicitar os números do código de barras para fazer o pagamento da conta, ou pedir que a Celpa envie a 2ª via detalhada para o seu e-mail.
Aliás, solicitar o cadastramento da Conta por e-mail é muito útil para evitar imprevistos, como perda ou não recebimento da conta. Isso porque a conta será enviada todos os meses para o seu e-mail, e você poderá acessá-la quantas vezes for necessário.
Ademais, a Celpa ainda possui uma Ouvidoria para que o cliente registre suas reclamações e exponha seus problemas. O número para contato é o 0800-091-8500, e a ligação também é gratuita. Neste caso, o atendimento ocorre das 8h às 18h de segunda a sábado.
Segunda via da Celpa nos pontos de atendimento
Se ainda assim você está tendo dificuldades para emitir a segunda via da Celpa, o melhor é dirigir-se até uma das centrais de atendimento presencial da Companhia. Para facilitar, não precisa ser necessariamente o titular da conta para emitir o documento: qualquer pessoa pode pedir uma 2ª via da fatura.
Para saber o endereço das centrais de atendimento mais próximas de você, acesse este link aqui. Através dele, você encontra a relação completa de todos os postos credenciados da Celpa. Não esqueça de levar uma conta antiga, o número da Unidade Consumidora ou o CPF do titular da conta para facilitar o atendimento.
Juros, multas e prazo para corte
A Celpa segue o padrão da Aneel para cobrança de juros e multas por atrasos da conta de luz. Ou seja, juros de mora de 1% ao mês acrescidos de uma multa de 2% e correção monetária pelo IGP-M.
Por determinação normativa, a Celpa deve notificar formalmente o cliente que estiver em débito com a Companhia. Após essa notificação, a empresa pode realizar o corte da luz se o cliente não fizer o pagamento em 15 dias.
Portanto, recomendamos que você emita a segunda via da Celpa antes mesmo do vencimento para evitar pagar juros ou ter o serviço cortado. Caso você esteja em atraso, é possível consultar a possibilidade de parcelamento online acessando a Agência Virtual, conforme vimos anteriormente.
Caso sua luz tenha sido cortado e você realizou o pagamento, entre em contato com a Celpa para solicitar a religação da energia. Este procedimento também pode ser feito através da Agência Virtual, e ajuda a agilizar o processo de restabelecimento do serviço. O prazo para religação é de 24 horas para zona urbana e de 48 horas para zona rural.
Preciso da conta de luz de outra Companhia Elétrica
A área onde você mora não é atendida pela Celpa? Tudo bem: aqui no Segunda Via de contas você encontra o passo a passo para emitir faturas e boletos dos principais serviços de energia elétrica do Brasil.
Esperamos que, com este post, você tenha conseguido emitir a segunda via da Celpa sem problemas. Se você sentiu que o artigo foi útil, compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas que estão na mesma situação. Até a próxima!