Segunda Via da Celpa: Como emitir a Conta (Fatura)

São tantos boletos que às vezes esquecemos de pagar algum, não é mesmo? Pior ainda quando não recebemos faturas importantes, como a da conta de luz. O lado bom é que muitas empresas possibilitam que o boleto seja gerado online. Se você mora no Pará, pode emitir a segunda via da Celpa sem sair de casa!

Isso é muito importante para evitar pagar juros e multas, e principalmente não ter a luz cortada. Assim, fique ligado até o fim deste post pois você vai aprender o passo a passo para acessar o site da Celpa e emitir o documento. Da mesma forma, vamos explicar o valor dos juros e quanto tempo você tem para quitar os débitos antes da energia ser cortada.

Sobre a Celpa

A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) é responsável por levar energia elétrica a mais de 8,5 milhões de paraenses. Com 57 anos de história, a empresa atende a 144 municípios, o que representa 74% da população de todo o Estado.

Dados do Reclame Aqui

Buscando saber um pouco mais sobre as empresas, costumamos analisar o Reclame Aqui, e o conceito da Celpa por lá não é dos melhores.

Apesar de a empresa responder a maioria das reclamações e ter um índice de soluções de 60,6%, a nota da Companhia é de apenas 5.3 em um máximo de 10. Isto leva a crer que a empresa precisa melhorar a sua prestação de serviços.

Segunda via da Celpa

Emitir a segunda via da Celpa é rápido e fácil, e pode ser feito online sem problemas. Para isso, existe mais de uma possibilidade.

  • Através do site da Celpa;
  • Pelo aplicativo de Celular;
  • Por telefone.

Vamos ver como gerar o documento das diferentes formas.

Segunda via da Celpa pela internet

Fazer a emissão da segunda via da Celpa pela internet é uma das maneiras mais fáceis de acessar o documento. Para isso, o cliente pode tanto acessar a Agência Virtual ou apenas o código de barras.

A opção do código de barras fornece apenas o código para pagamento da segunda via. Essa é a forma menos complicada, pois não precisa criar uma senha para acesso.

Já pela opção da agência virtual, o cliente consegue emitir uma segunda via da Celpa detalhada, além de ter acesso a serviços como:

  • Transferência de titularidade;
  • Informar falta de luz;
  • Cadastrar a fatura por e-mail;
  • Histórico de pagamentos e de consumo;
  • Registro de reclamações.

O caminho para acessar qualquer uma das opções é muito parecido. Vamos ver o passo a passo.

1 – Para começar, acesse o site da Celpa;

2 – Em seguida, clique em Consultar Faturas e Emitir 2ª Via. O sistema exibirá a tela de acesso.

tela 1 segunda via da celpa emitir

3 – Na primeira opção (1), você pode entrar na Agência virtual e ter acesso a todos os serviços que mencionamos anteriormente. Para isso, basta inserir o CPF do titular da conta de energia ou o número da Conta Contrato e realizar seu cadastro.

4 – Já na opção mais abaixo (2), você pode obter o código para pagamento sem precisar fazer um cadastro. Dessa forma, insira o número da Conta Contrato para emitir o código de barras de forma rápida e fácil.

5 – Não sabe o número da sua Conta Contrato? Você pode encontrá-lo facilmente em qualquer fatura antiga. Veja na ilustração abaixo onde ele fica.

exemplo da segunda via da celpa
exemplo da segunda via da Celpa

Segunda via da Celpa pelo Aplicativo

A Celpa anunciou em seu site a criação de um aplicativo para smartphones Android e iOS (iPhone). Entretanto, pesquisamos nas lojas de aplicativos PlayStore e AppStore e não encontramos o app para download, o que nos leva a crer que o aplicativo infelizmente esteja indisponível no momento.

É uma pena, pois o app trazia todas as funcionalidades da empresa, sendo muito útil para comunicar falta de energia e emitir a segunda via da Celpa. Aguardamos que a empresa corrija logo este problema e coloque o aplicativo no ar novamente. Quando isso acontecer, fique tranquilo pois iremos atualizar o post com os links para download e o passo a passo para acessar o serviço.

Segunda via da Celpa pelo telefone

Uma boa e velha ligação ainda é uma das melhores formas de resolver muitos problemas. Assim, se você não estiver conseguindo gerar a segunda via da Celpa pela internet, entre em contato com a empresa pelo número 0800-091-0196 e solicite a ajuda de um atendente. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Através do atendimento, é possível solicitar os números do código de barras para fazer o pagamento da conta, ou pedir que a Celpa envie a 2ª via detalhada para o seu e-mail.

Aliás, solicitar o cadastramento da Conta por e-mail é muito útil para evitar imprevistos, como perda ou não recebimento da conta. Isso porque a conta será enviada todos os meses para o seu e-mail, e você poderá acessá-la quantas vezes for necessário.

Ademais, a Celpa ainda possui uma Ouvidoria para que o cliente registre suas reclamações e exponha seus problemas. O número para contato é o 0800-091-8500, e a ligação também é gratuita. Neste caso, o atendimento ocorre das 8h às 18h de segunda a sábado.

Segunda via da Celpa nos pontos de atendimento

Se ainda assim você está tendo dificuldades para emitir a segunda via da Celpa, o melhor é dirigir-se até uma das centrais de atendimento presencial da Companhia. Para facilitar, não precisa ser necessariamente o titular da conta para emitir o documento: qualquer pessoa pode pedir uma 2ª via da fatura.

Para saber o endereço das centrais de atendimento mais próximas de você, acesse este link aqui. Através dele, você encontra a relação completa de todos os postos credenciados da Celpa. Não esqueça de levar uma conta antiga, o número da Unidade Consumidora ou o CPF do titular da conta para facilitar o atendimento.

Juros, multas e prazo para corte

A Celpa segue o padrão da Aneel para cobrança de juros e multas por atrasos da conta de luz. Ou seja, juros de mora de 1% ao mês acrescidos de uma multa de 2% e correção monetária pelo IGP-M.

Por determinação normativa, a Celpa deve notificar formalmente o cliente que estiver em débito com a Companhia. Após essa notificação, a empresa pode realizar o corte da luz se o cliente não fizer o pagamento em 15 dias.

Portanto, recomendamos que você emita a segunda via da Celpa antes mesmo do vencimento para evitar pagar juros ou ter o serviço cortado. Caso você esteja em atraso, é possível consultar a possibilidade de parcelamento online acessando a Agência Virtual, conforme vimos anteriormente.

Caso sua luz tenha sido cortado e você realizou o pagamento, entre em contato com a Celpa para solicitar a religação da energia. Este procedimento também pode ser feito através da Agência Virtual, e ajuda a agilizar o processo de restabelecimento do serviço. O prazo para religação é de 24 horas para zona urbana e de 48 horas para zona rural.

Preciso da conta de luz de outra Companhia Elétrica

A área onde você mora não é atendida pela Celpa? Tudo bem: aqui no Segunda Via Online você encontra o passo a passo para emitir faturas e boletos dos principais serviços de energia elétrica do Brasil.

Esperamos que, com este post, você tenha conseguido emitir a segunda via da Celpa sem problemas. Se você sentiu que o artigo foi útil, compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas que estão na mesma situação. Até a próxima!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo