Segunda Via da Cemig: como emitir a Conta (Fatura)

Você é morador de Minas Gerais e não tem o boleto para pagar a conta de luz deste mês? Fique tranquilo, pois emitir a segunda via da Cemig é rápido, fácil e pode ser feito pela internet.

No corre corre do nosso dia a dia, é comum perdermos alguns boletos, ou até mesmo não recebemos as contas pelo correio. Mesmo assim, é responsabilidade do cidadão emitir uma segunda via e pagar a fatura em dia mesmo que ela não tenha chegado até a sua residência.

Portanto, para evitar pagar juros, multas e ter sua luz cortada, é importante aprender a gerar o documento quando precisar. Continue lendo este artigo para aprender como emitir a segunda via da Cemig e fique por dentro do valor dos juros e do prazo para realização do corte por falta de pagamento.

Sobre a Cemig

Fundada em 1952, a Companhia Energética de Minas Gerais é uma das principais concessionárias de Energia Elétrica de todo o Brasil. Atualmente, a rede de transmissão da Cemig é a maior da América Latina, somando 525.224 quilômetros de extensão.

Mas não é apenas no setor de Energia Elétrica que a Cemig atua. A Gasmig, concessionária distribuidora de gás natural para Minas Gerais, é também comandada pela empresa.

Ademais, a Cemig também é responsável por controlar 26% da Companhia Light, empresa responsável por distribuir eletricidade para o Rio de Janeiro.

Dados do Reclame Aqui

De todas as empresas concessionárias que já abordamos aqui no blog até o momento, a Cemig se destaca pelo melhor desempenho no Reclame Aqui.

Isso se deve principalmente ao fato de a Companhia responder a maior parte das reclamações dos clientes, apresentando um excelente índice de solução de problemas de 73,4% . Tudo isso rendeu à Cemig uma nota de 7.1/10 no site, algo muito bom comparado a outras empresas prestadoras de serviço público.

Como emitir a Segunda Via da Cemig?

A preocupação da empresa também fica evidente nos serviços de atendimento online. Através da Agência Virtual, é possível emitir a segunda via da Cemig e também realizar diversos outros serviços sem sair de casa. Vamos agora conferir como fazer o acesso passo a passo.

Segunda via da Cemig pelo site

Acessar a Agência Virtual da Cemig é uma das formas mais simples e rápidas para emitir a 2ª via da sua conta. Veja como é fácil.

1 – Acesse o site da Cemig e clique no link Segunda Via de Conta, localizado no lado direito da tela, como mostra a imagem a seguir.

site para gerar segunda via da cemig

2 – Na tela seguinte, você visualiza os campos para fazer login no Comig Atende, a Agência Virtual da Cemig. O mais legal é que você pode acessar com seu Facebook ou Google, o que irá preencher parcialmente o cadastro. Entretanto, se você não possui nenhum dos dois, basta clicar em Cadastrar-se na parte inferior da tela. Atenção: é necessário realizar o cadastro com o CPF do titular da conta de luz.

tela de cadastro para emitir a segunda via da cemig

3 – Feito o cadastro, acesse seu e-mail para confirmar os dados. Após isso, é só acessar a Agência Virtual com a senha que você escolheu e emitir a segunda via da Cemig das faturas desejadas.

Segunda via da Cemig pelo Aplicativo de celular

O Cemig Atende também está disponível para smartphones em formato de aplicativo. Através dele, o cliente tem acesso a diversos serviços na palma da mão, tais como:

  • Emissão da segunda via da Cemig;
  • Informar a leitura da luz;
  • Verificar débitos em aberto;
  • Alterar data de vencimento;
  • Notificar falta de luz em sua residência.

Assim, ter o aplicativo instalado em seu celular é uma das melhores formas de ficar a par dos débitos e poder acessar a sua conta quando e onde quiser. Isso é muito bom, pois você não fica dependente dos Correios para ficar em dia com a Companhia.

Além disso, a praticidade de poder informar a falta de luz diretamente pelo app é muito importante em casos de emergência.

O aplicativo da Cemig está disponível para celulares Android e iOS, e você pode fazer o download nos seguintes links:

Com uma interface simples e intuitiva, é bem fácil emitir a segunda via da Cemig pelo aplicativo.

Para fazer o acesso, é necessário informar o CPF e o CNPJ do titular da conta, juntamente com o número do cliente, que pode ser encontrado no topo de qualquer fatura antiga. Em seguida, verifique os seus débitos e gere a segunda via desejada.

segunda via da cemig pelo aplicativo

Segunda Via da Cemig por telefone e Whatsapp

Com a popularização do Whatsapp, é ótimo quando as empresas oferecem atendimento através da ferramenta. Por sorte, a Cemig é uma delas, e você pode solicitar a segunda via mandando uma mensagem pelo Whatsapp para o número (31) 3506-1116.

Além da segunda via da Cemig, o cliente pode consultar débitos e informar a leitura do seu consumo de luz desta maneira.

Para fazer contato telefônico, os moradores de Minas Gerais devem ligar para o número 116. Em caso de residentes de outras localidades, o número é o 0800 721 0116. Por fim, deficientes auditivos podem contatar a empresa pelo número 0800 723 8007.

Juros, multas e prazo para corte

Primeiramente, vale ressaltar que não é cobrado nenhum tipo de taxa extra para emitir a segunda via da Cemig. Ou seja, todas as maneiras apresentadas aqui para gerar o boleto são gratuitas para todos os clientes.

Porém, caso você esteja com sua conta atrasada, serão cobrados juros de mora automaticamente na próxima fatura do mês seguinte. O valor dos juros é de 1% ao mês, acrescido de multa de 2% e correção monetária com base no IGP-M, conforme estipula a Aneel para todas as contas de energia elétrica do país.

Caso o cliente não emita a segunda via e quite os débitos, a Cemig deverá notificar formalmente o consumidor sobre o débitos, avisando que é necessário realizar o pagamento para não perder o serviço. Após isso, a empresa deve aguardar o pagamento por no mínimo 15 dias, período que o cliente tem para regularizar seus pagamentos ou parcelar a dívida. Se ainda assim a inadimplência persistir, a Cemig poderá cortar a luz a qualquer momento.

Por isso, se você está em dívida com a sua conta de luz, procure emitir a segunda via da Cemig o quanto antes para evitar transtornos. Se a sua luz foi cortada e você efetuou o pagamento, entre em contato com a Companhia e peça para que eles religuem a sua energia para agilizar o processo. Em geral, as empresas restabelecem o serviço em 24 horas em áreas residenciais e 48 horas para a zona rural.

Preciso de uma segunda via de outra empresa

Se você necessita da segunda via da sua conta de luz, mas não mora em Minas Gerais, a dica é acessar a página inicial do Segunda Via Online. Lá você encontra artigos com tutoriais para emitir a segunda via de todas as principais concessionárias de energia elétrica do Brasil. Além disso, você tem acesso ao melhor portal sobre faturas e boletos do país, e fica sabendo tudo o que você precisa para ficar em dia com suas contas.

Conseguiu emitir a segunda via da Cemig? Deixe seu comentário e conte pra gente! Estamos constantemente trabalhando para melhorar as informações do site, e sua opinião é muito importante.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo