Segunda Via da Embasa: como emitir a Conta (Fatura)

Ficar em dia com as faturas mensais é responsabilidade de todos os brasileiros, especialmente com aquelas mais importantes, como a de água. Você reside na Bahia e extraviou ou não recebeu a sua conta de água desse mês? Fique tranquilo, neste artigo você irá aprender como emitir a segunda via da Embasa e ficar em dia com a empresa.

É comum, em nossa rotina atribulada, não sabermos onde colocamos as contas ou nem notarmos que elas não chegaram pelo correio. Entretanto, o cliente possui a obrigação legal de fazer o pagamento mesmo que o boleto não tenha chegado até a sua residência.

Portanto, saber emitir uma 2ª via é muito útil, pois nos ajuda a evitar a pagar juros e multas ou até mesmo ter a água cortada. Visto isso, vamos também aprender como são cobrados os juros de mora, seu percentual e qual prazo o cliente possui para pagar a conta antes de ter a água cortada.

Sobre a Embasa

A Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. é uma empresa de abastecimento de água e saneamento básico fundada em 1971. Atualmente, a concessionária é a responsável por abastecer 366 municípios baianos, o que equivale a mais de 87% do Estado.

Apesar de ser uma empresa de economia mista, o Governo Estadual detém 99,69% das ações da Companhia. Uma das curiosidades da Embasa é que ela possui um Museu Arqueológico montado a partir de artefatos encontrados nas obras de saneamento básico da empresa.

Dados do Reclame Aqui

Lamentamos que a Embasa não responda aos seus clientes através do Reclame Aqui. Entretanto, essa é infelizmente uma prática comum em empresas administradas pelo Governo.

Em contrapartida, existem canais de reclamações e Ouvidoria para quem quiser registrar suas reclamações. Explicaremos eles a seguir.

Antes de mais nada, vale frisar que não é cobrado nenhum tipo de taxa para emitir a segunda via da Embasa em nenhum dos canais apresentados aqui.

Como emitir a Segunda via da Embasa

Vamos agora ao que mais nos interessa: o passo a passo para emitir a segunda via da Embasa. Para isso, as 3 formas mais fáceis de emitir o documento são:

  • Pela Agência virtual da Embasa (site);
  • Pelo aplicativo de celular;
  • Solicitando por telefone;

Vamos ver como fazer de cada maneira para que você escolha a mais adequada para você.

Segunda via da Embasa pelo site

A agência virtual da Embasa é uma das mais simples e fáceis entre todas as Companhias, e conta com uma opção direta para quem quer emitir a segunda via da sua fatura. Além disso, não é sequer necessário fazer um cadastro. No entanto, não é possível emitir a segunda via da Embasa apenas com o CPF do titular, você irá precisar do número da matrícula do imóvel na empresa. Confira o passo a passo:

  1. O primeiro passo é acessar a agência virtual da Embasa clicando aqui.
  2. Em seguida, clique no link 2ª Via de conta.
  3. Agora digite o número da matrícula do seu imóvel e clique em Solicitar. Pronto, o sistema irá gerar a segunda via da Embasa para você fazer o pagamento.
tela da segunda via da embasa pela internet

Caso você não saiba o número da matrícula, não se preocupe: ele pode ser encontrado em uma fatura antiga, conforme o exemplo na imagem a seguir.

exemplo segunda via da Embasa

Assim, basta inserir o número localizado em uma conta antiga e fazer a pesquisa. Mas não é só para emitir a segunda via da Embasa que a Agência virtual existe, pois ela permite que os clientes tenham acesso a diversos serviços sem sair de casa, tais como:

  • Informar vazamento de água ou de esgoto;
  • Solicitar religação;
  • Cadastrar endereços alternativos;
  • Registrar reclamações;
  • Solicitar transferência do hidrômetro;
  • Verificar andamento de solicitações realizadas.

Dessa forma, a Agência Virtual da Embasa traz muitas facilidades aos clientes. Vale ressaltar que, para alguns serviços, é necessário fazer um cadastro no site com senha de acesso.

Segunda via da Embasa pelo Aplicativo

Nada como ter todos os serviços da Agência Virtual na palma da mão, não é mesmo? É justamente isso que o aplicativo de celular da Embasa oferece aos clientes. O app está disponível para smartphones Android ou iOS, e você pode baixá-lo nos seguintes links:

A utilização do aplicativo é muito simples, pois ele tem uma interface muito simples. Além disso, o visual é muito parecido com o do site, o que facilita muito para quem já emite a segunda via da Embasa dessa maneira.

Com o app, você consegue ver quais contas estão em aberto e gerar a segunda via das faturas desejadas. Veja o exemplo a seguir.

tela da segunda via da embasa aplicativo

Telefone da Embasa e atendimento presencial

Caso você não tenha encontrado uma conta de água antiga para obter o seu número de matrícula para gerar a segunda via da Embasa pela internet, a dica é entrar em contato por telefone e fazer a solicitação. O número para contato é 0800 0555 195, o atendimento é 24 horas e a ligação é gratuita.

Além disso, reclamações formais podem ser feitas através da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia neste link.

Se ainda assim você não está conseguindo emitir a segunda via da Embasa, a recomendação é ir pessoalmente tentar resolver o problema. A empresa possui diversos postos de atendimento na Bahia, e você pode localizar o mais próximo da sua casa clicando aqui. Ao acessar o link, insira o nome da sua cidade e o sistema irá listar os endereços.

Juros, multas e prazo para corte

Quem não paga a conta em dia está sujeito a pagar juros de mora, multas e até ter a sua água cortada.

No Estado da Bahia, a Resolução 001/2011 estipula uma cobrança de 0,033% de juros para cada dia de atraso, acrescidos de 2% de multa e correção monetária com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Dessa forma, os juros são calculados pelos dias de atraso e são cobrados automaticamente na conta de água do próximo mês.

Já o prazo para corte é de 3 meses de atraso para imóveis residenciais e de 1 mês para edificações comerciais. Passado este prazo, a empresa está autorizada a realizar o corte até que o cliente quite os débitos.

Após realizado o pagamento, a Embasa terá de 24 a 48 horas para fazer a religação do abastecimento de água.

Assim, recomendamos que você emita a segunda via da Embasa para ficar em dia com a Companhia e evitar transtornos.

Caso a sua ligação de água tenha sido cortada, emita o boleto e pague o quanto antes. Após isso, acesse a agência virtual pelo site, aplicativo ou telefone e informe o pagamento e peça a religação da água.

Preciso da Segunda Via da conta d’água de outra empresa

Você está precisando emitir uma segunda via da fatura da água mas não mora na Bahia? Basta acessar a página principal do Segunda Via Online e procurar pelo passo a passo da empresa da sua região. Em nosso site, você encontra artigos sobre emissões de faturas e boletos das principais empresas do país.

Achou o post útil? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Não é incomum que muitas pessoas não saibam como emitir a segunda via da Embasa, e quanto mais espalharmos a informação, melhor para todos! Até o próximo artigo!

Compartilhar é se importar!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo