Segunda Via da Enel: Como emitir a Conta (Fatura)

Não é incomum perder ou esquecer de pagar a conta de energia elétrica, não é mesmo? Se este é o seu caso e você é cliente da Enel, fique descansado: Emitir a segunda via da Enel é muito simples.

Através da segunda via, você fica em dia com seus pagamentos e evita ter sua luz cortada. O procedimento também é útil se, porventura, você não recebeu a fatura do mês atual. Saiba que, mesmo que o correio não entregue a conta, é responsabilidade do cliente emitir o boleto e regularizar o débito.

Pensando nisso, criamos esse passo a passo para lhe ajudar a emitir a segunda via da Enel sem sair de casa! Vamos explicar também quais juros incidem sobre eventuais atrasos e qual o prazo para que a luz seja cortada. Nos acompanhe neste artigo e tire todas as suas dúvidas agora!

Sobre a Enel

Criada em 1962, a Enel está entre as cinco maiores empresas de Energia Elétrica do mundo. Atuando no Brasil desde 2005, o grupo italiano é responsável pela distribuição de energia em 511 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Isso representa ao todo mais de 17 milhões de clientes.

Dados do Reclame Aqui

Como toda a empresa prestadora de serviços públicos, a Enel é alvo de muitas reclamações. No entanto, conforme dados do Reclame Aqui, a companhia lida bem com as solicitações dos clientes. Em uma consulta rápida, verificamos que ela responde a maioria das reclamações, apesar de não apresentar um bom índice de soluções. Veja o resumo das avaliações abaixo:

Segunda via da Enel

Assim como as outras grandes empresas de energia elétrica, a Enel também possui uma agência virtual online. Trata-se de um site onde o cliente tem acesso a diversos serviços sem sair de casa, tais como:

  • Segunda via da Enel;
  • Fatura por e-mail;
  • Alteração do endereço de cobrança;
  • Ativação do débito automático;
  • Consulta de débitos;
  • Troca do titular da conta;
  • Alteração da data de vencimento;
  • Comunicação de falta de energia;
  • Solicitação de religação da energia após pagamento;
  • Solicitação de ligação nova;
  • Simulação de consumo.

Vale ressaltar que o site é o mesmo para os clientes de todos os 4 Estados atendidos pela companhia. Através dessa ferramenta, é muito mais fácil verificar seus débitos e emitir o boleto para não ficar com pendências.

Cadastrar a conta por e-mail também é uma opção interessante. Quem escolher receber dessa forma, não corre o risco de extraviar a correspondência ou de não receber devido a problemas e greves nos Correios. Assim, quando precisar, basta acessar o e-mail e baixar a conta.

Emissão da segunda via passo a passo

Vamos ver agora como emitir a segunda via da Enel em passos simples.

1 – Primeiramente, acesse o site na Enel neste endereço aqui. Em seguida, escolha o seu Estado.

segunda via da enel passo 1

2 – Após isso, o site exibirá uma lista de serviços disponíveis para o local em que você mora. Nesta tela, selecione a opção “Segunda Via de Conta”, conforme imagem abaixo.

segunda via da enel passo 2

3 – Feito isso, basta digitar o número do cliente e seu CPF ou CNPJ e em seguida clicar em “ok”. A segunda via será exibida. Fácil, não é?

segunda via da enel passo 3

4 – Se você não sabe o seu “Número do Cliente”, ele pode ser facilmente encontrado em alguma conta de luz antiga, conforme mostra a imagem abaixo. Atenção: o leiaute da fatura pode mudar de Estado para Estado, mas a informação sempre terá o título “Nº do Cliente” ou “Cliente”.

segunda via da enel numero do cliente

Segunda via da Enel pelo Aplicativo de celular

Uma das formas mais fáceis de acessar os serviços da empresa é pelo aplicativo para smartphones. Com ele, você pode emitir a segunda via da Enel a qualquer hora e em qualquer lugar, bem como ter acesso às mesmas opções da agência virtual.

Ele é muito útil para receber notificações sobre falta de luz. Ou seja, basta permitir as notificações do celular e você será avisado em casos de problemas com a sua instalação.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e pode ser baixado em um dos seguintes links:

O link para download do aplicativo de Goiás para iOS não foi localizado na AppStore. Entretanto, assim que ele for publicado, iremos atualizar a informação.

Para emitir a segunda via da Enel pelo aplicativo, o procedimento é o mesmo do site. Assim, basta informar o CPF e o código do cliente para ter acesso à lista de opções. Com ele, você pode emitir a conta por e-mail ou copiar apenas o código de barras, pagando no internet banking do seu celular de forma prática e segura.

Segunda via da Enel pelo telefone

Se você prefere os meios mais tradicionais de comunicação, também pode entrar em contato com a Enel por telefone. A ligação é gratuita através dos seguintes números:

  • Telefone Enel São Paulo: 0800 727 2120;
  • Telefone Enel Rio de Janeiro: 0800 280 0120;
  • Telefone Enel Goiás: 0800 62 0196;
  • Telefone Enel Ceará: 0800 285 0196.

O atendimento é realizado 24 horas por dia, e a linha pode ser utilizada para comunicar emergências e falta de energia elétrica.

Juros e prazo para corte da Energia elétrica

Com relação aos juros de mora por atraso no pagamento da Enel, o valor é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Por padrão, incide uma multa de 2% e mais 1% de juros ao mês, além da correção monetária do IGP-M.

Dessa forma, para evitar pagar juros, busque manter sempre em dia sua conta de luz. Se você atrasar um mês, o valor dos juros será cobrado automaticamente na conta do mês seguinte.

Quanto ao prazo para o corte da luz, quem regulamenta a questão é também a Aneel. Conforme determinação, a empresa pode notificar o cliente assim que ele ficar com a conta atrasada. A luz pode ser cortada a partir de 15 dias após esta notificação.

Visto isso, é muito importante que o cliente regularize seus débitos dentro do mesmo mês para evitar ficar sem luz. Para isso, retire uma segunda via da Enel e faça o pagamento. Após a quitação do débito, o prazo é de 24 a 48 horas para fazer a religação da energia.


Caso você não seja cliente da Enel mas precise de uma segunda via da sua conta de luz, visite o nosso site para consultar a emissão online de outros boletos.

Organize-se e fique atento aos vencimentos das suas faturas, especialmente de contas importantes como luz ou água. Afinal de contas, estes são serviços extremamente necessários para o dia a dia de qualquer família.

Além disso, ninguém quer ficar pagando juros, multas e encargos desnecessários. Embora eles pareçam pequenos em um primeiro momento, eles funcionam como uma bola de neve. Ou seja, se você tiver uma conta atrasada há muito o tempo, os juros sobre juros podem aumentar muito o valor final. Portanto, emita a segunda via o quanto antes para evitar transtornos futuros.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo