Segunda Via da Light: Como emitir a Conta (Fatura)

Você é do RJ e perdeu ou esqueceu de pagar sua conta de luz? Fique tranquilo, retirar a segunda via da Light é muito fácil. Por intermédio da agência virtual online, os consumidores podem emitir o boleto sem sair de casa.

Acompanhe este artigo para ver o passo a passo de como retirar a segunda via da Light, bem como os canais de atendimentos disponíveis ao consumidor. Além disso, vamos explicar como são cobrados os juros de eventuais atrasos da sua conta de luz. Nos acompanhe nas próximas linhas para saber mais.

Sobre a Light

Com mais de 115 anos de história, a Light fornece energia elétrica para o Rio de Janeiro desde 1904. A empresa atua de forma privada desde 1996, quando passou à esta modalidade pelo projeto de desestatização do Governo Federal. Atualmente, o cargo de CEO é exercido pelo Analista de Sistemas Luis Fernando Paroli Santos.

A Light Serviços de Eletricidade (SESA) é responsável por fornecer energia elétrica a 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, o que equivale a 4 milhões de clientes.

Desempenho no Reclame Aqui

Considerando que se trata de uma empresa que presta serviços públicos – que geralmente são alvos de reclamações, o desempenho da Light no Reclame Aqui é satisfatório. A empresa respondeu 100% de todas as reclamações realizadas (3.410), o que mostra comprometimento com cliente.

Além disso, a Light apresenta um bom índice de solução de problemas: 72,7%. Visto isso, a nota de 6.5/10 fornecida para a empresa parece estar de bom tamanho.

Canais de Atendimento

Buscando melhor atender ao seus clientes, a Light possui 37 agências distribuídas nas cidades da área de concessão. Entretanto, quem não quiser se deslocar, pode sanar diversos problemas online através da Agência Virtual Light. Os principais serviços que podem ser realizados online são:

  • Segunda via da Light;
  • Simulador;
  • Pedido de ligação de energia;
  • Religação após corte;
  • Histórico de pagamentos e consumo;
  • Consulta e parcelamento de débitos;
  • Comprovantes de pagamento;
  • Solicitação de ressarcimento por danos em componentes elétricos;
  • Notificações sobre falta de energias;
  • Troca de titularidade da conta de luz.

Se você precisa de atendimento presencial, confira abaixo os endereços das agências da Light conforme o site oficial da companhia. Fique atento aos horários de atendimento, pois eles variam de um local para outro.

AgênciaHorário de AtendimentoEndereço
Barra da TijucaSegunda a Sexta das 8:30 às 16:30
Autoatendimento: 24 horas
Av. das Américas, 500 Bloco – 13 – Lojas 107 e 108 (Shopping Downtown)
Campo GrandeSegunda a Sexta das 8:30 às 16:30 Av. Cesário de Melo, 3.489 – térreo
Centro (Marechal Floriano)Segunda a Sexta das 8:30 às 16:30Av. Marechal Floriano, 168 – térreo
CopacabanaSegunda a Sexta das 8:30 às 16:30Rua Barão de Ipanema, 32
Ilha do GovernadorApenas Autoatendimento
Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingos das 13h às 21h
Avenida Maestro Paulo e Silva, nº 400 – subsolo (Shopping Ilha Plaz)
JacarepaguáSegunda a Sexta das 8:30 às 16:30Avenida Geremário Dantas 1400, ljs. Ss121 a ss 123 – Freguesia – Jacarepaguá (Quality Shopping)
MadureiraSegunda a Sexta das 10h às 18h – Autoatendimento:Segunda a Sábado das 10h às 22h – Domingos e feriados: 12h às 21hEstrada do Portela 222, lj. 285, 2º piso (Madureira Shopping)
PaquetáApenas por telefone (Disque Light Direto)Rua José Bonifácio, 187
PenhaSegunda a Sexta das 8:30 às 16:30
Autoatendimento: Segunda a Sábado das 9h às 21h
Domingo das 10h às 21h
Av. Brás de Pina, 148 – Lojas 235, 236, 237 e 238 (Leopoldina Shopping)

Telefones – Disque Light

Confira abaixo os números para contatar a Light por telefone.

  • 0800-021-0196 – Número de emergência. Utilizado para comunicar casos de falta de luz, fios partidos, oscilações de tensão, denúncias e fogo em fiações;
  • 0800-282-1380 – Telefone emergencial para Grandes Clientes;
  • 0800-282-0120 – Telefone comercial;
  • 0800-285-2453 – Número exclusivo para deficientes auditivos.

Segunda via da Light – Passo a Passo

Agora, vamos aprender passo a passo como obter a segunda via da Light online.

1Clique aqui para acessar o site da Agência Virtual Light. Em seguida, clique em “Segunda Via / Consulta Débitos”, conforme imagem abaixo.

segunda via da light tela 1

2 – Na tela seguinte, você deverá colocar seu CPF e o Código do Cliente. Após isso, suas contas em aberto serão exibidas e você poderá baixar a desejada.

segunda via da light tela 2

3 – Se você não sabe seu código de cliente, existem duas formas de encontrá-lo. O primeiro é clicar em “Recuperar Código” na tela acima. Assim, basta digitar o CPF do titular da conta e clicar em Continuar. O seu Código do Cliente será informado por e-mail.

Segunda via da light tela 3

4 – Mas a maneira mais fácil de localizar o Código do Cliente é através de uma conta antiga. Ela pode ser facilmente identificada conforme o número 17 na imagem a seguir.

conta segunda via da light

5 – Por fim, se você não tiver nenhum débito em aberto, aparecerá a mensagem “Parabéns! Você está em dia”.

Juros na Segunda via da Light

Caso sua conta esteja em atraso, você poderá pagar ela normalmente com o mesmo boleto. Ou seja, não há necessidade de tirar uma segunda via. Porém, os juros do atraso serão cobrados automaticamente no próximo mês. Portanto, se você já que acertar tudo de uma vez, poderá baixar a segunda via da light com o valor atualizado.

Os juros da conta de luz são definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, e correspondem a 1% ao mês mais multa de 2% e correção monetária baseada no IGP-M (Índice Geral de Preços).

Prazo para corte e religação da Energia Elétrica

Da mesma forma, a Aneel estipula um prazo mínimo para cortar a luz de quem está com a conta atrasada. A Light deve notificar o devedor sobre os débitos em aberto com 15 dias de antecedência, podendo realizar o corte a qualquer momento após este período.

Caso sua luz tenha sido cortada e você emitiu a segunda via da light e quitou o débito, a empresa tem um prazo de 24 horas para religar a energia na zona urbana e de 48 horas na zona rural.

Portanto, a dica é comunicar a Light assim que o pagamento for realizado, encaminhando o comprovante do pagamento. Isso pode ajudar a agilizar o religamento da sua luz.

Conta da Light – Formas de Pagamento

Além da forma tradicional de pagamento em dinheiro no banco ou em casas lotéricas, o cliente da Light pode optar por outras formas de pagamento, tais como:

  • Pagamento pelo Internet Banking: Basta acessar o site ou o aplicativo para celular do banco em que você tem conta e informar o código de barras da Conta Light. Mas fique atento: em alguns bancos é necessário liberar o acesso para fazer pagamentos online;
  • Debito Automático: Esta é a melhor forma para os “esquecidos”, pois a conta é paga automaticamente todo mês debitando diretamente da conta corrente. Além de prático, o serviço não possui nenhum custo adicional.
  • Agência Virtual: Além de gerar a segunda via da light, a Agência Virtual permite que você faça o pagamento de qualquer lugar à hora que quiser. Esta opção está disponível para clientes do Bradesco, Banco do Brasil e Itaú.
  • Cartão de débito: Também é possível acertar suas pendências com o cartão de débito presencialmente nas agências da Light, inclusive pelo Autoatendimento.

Se tem uma coisa que não dá para atrasar é a conta de luz, não é verdade? Para evitar pagar juros e multas ou ficar sem energia elétrica, fique atento para estar sempre em dia com suas faturas.

Com o serviço da Agência Virtual, você pode emitir a segunda via da Light e inclusive parcelar seus débitos acumulados. Assim, seguindo o passo a passo que você aprendeu neste artigo, não tem como errar.

Fique de olho no nosso site para retirar a Segunda Via de Contas das suas faturas.

Compartilhar é se importar!