Segunda Via da Sabesp: Como emitir a Conta (Fatura)

Você deixou vencer a sua conta de água? Tudo bem, isso acontece com muitas pessoas. Por sorte, emitir a segunda via da Sabesp é rápido e fácil, além de poder ser feito pela internet.

Hoje você vai aprender passo a passo como emitir o boleto online. Além disso, vamos explicar como funciona a aplicação de juros e como eles são cobrados. Continue lendo para saber mais.

Sobre a Sabesp

A Sabesp é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Trata-se de uma empresa privada de capital aberto que possui a concessão do serviço público de água e esgoto. Fundada em 1973, a Sabesp nasceu da fusão de diversas empresas da área.

Assim, a empresa é responsável pelo tratamento do esgoto e o abastecimento de água de 371 municípios de São Paulo. Isso representa mais da metade do Estado, que possui um total de 645 cidades.

Entre os principais serviços da Sabesp estão:

  • Ligação de água e esgoto;
  • Medição individualizada de consumo;
  • Tratamento de esgoto não doméstico;
  • Religação de água;
  • Concessão de benefícios tarifários para entidades de saúde, educação ou assistência social;
  • Análise de água;
  • Consertos e mudanças de local do hidrômetro (relógio medidor).

Outro ponto interessante sobre a Sabesp é sua atuação sustentável. Uma das formas de ajudar o meio ambiente é através da Água de reuso. Ela é obtida através do tratamento do esgoto. Embora essa água não possa ser reaproveitada para consumo humano, ela tem muitas outras utilizações, tais como:

  • Limpeza industrial;
  • Limpeza Urbana (praças e ruas, por exemplo);
  • Geração de energia elétrica;
  • Refrigeração de máquinas e equipamentos eletrônicos;
  • Utilização em processos industriais que envolvam água.

Dessa forma, as empresas ou pessoas interessadas podem contratar este serviço diretamente com a Sabesp. Entretanto, vale reforçar que é necessário que o consumidor tenha um veículo para fazer o transporte da água, pois a Sabesp não possui um para colocar à disposição.

Dados do Reclame Aqui

Infelizmente, a Sabesp não é muito atuante no Reclame Aqui. De fato, das 1648 reclamações realizadas por lá, a empresa respondeu apenas 63 delas. Isso representa um índice muito baixo: apenas 3,8% de resposta ao consumidor.

Visto que a companhia busca oferecer vários serviços online – incluindo a Segunda via da Sabesp pela internet, ela deveria aumentar sua presença no Reclame Aqui. Atualmente, o site é uma das principais ferramentas utilizadas pelo consumidor para buscar soluções.

Emitir Segunda Via da Sabesp Online – Passo a Passo

Pois bem, o processo de emissão da Segunda Via da Sabesp é bem simples. Um dos facilitadores é a ferramenta da Agência Virtual da Sabesp. Ela consiste em um canal online onde é possível realizar diversos serviços de forma mais rápida e prática do que presencialmente. Vamos conferir o passo a passo para não errar.

1 – Acesse a agência virtual da Sabesp clicando neste link aqui.

2 – Na tela do site, clique em Segunda Via de Conta no quadro “Sua Conta”, conforme a imagem abaixo.

segunda via da sabesp tela 1

3 – Na tela seguinte, digite o número do RGI da sua conta e em seguida clique em “Prosseguir”.

Segunda via Sabesp tela 2

4 – O número do RGI pode ser encontrado na sua conta de água conforme o exemplo abaixo.

segunda via da sabesp tela 3

5 – Em seguida, você pode escolher uma das seguintes opções de emissão desejada:

  • Pagar pelo internet banking, acessando sua conta pelo site do seu banco;
  • Emitir a Segunda via da Sabesp gratuitamente para impressão;
  • Exibir apenas o código de barras para fazer o pagamento;
  • Solicitar o recebimento da Segunda via da Sabesp pelo Correio. Neste caso, será cobrada uma taxa de R$ 2,16 para emissão do documento.

Vale lembrar que, para conseguir emitir a segunda via da Sabesp online, o seu computador deve permitir a exibição de Pop-ups. Assim, se você estiver tendo dificuldades para gerar o boleto, verifique se o seu navegador não está com o bloqueio de Pop-ups ativo. Na maioria dos navegadores é exibida uma mensagem logo abaixo da barra de endereços.

Cobrança de Juros na Segunda via da Sabesp

Caso a sua fatura da Sabesp tenha vencido, você ainda poderá pagar ela normalmente com o mesmo boleto. Entretanto, será cobrado um valor de Juros de Mora na próxima fatura. Por outro lado, se você decidir emitir uma segunda via atualizada, os juros serão calculados já para o mês atual, e não na próxima conta.

A Sabesp cobra uma multa de 2% sobre o valor da conta atrasada, além de juros de 1% e correção monetária. Assim, os consumidores que possuírem uma conta atrasada devem regularizar seus débitos o quanto antes para evitar acumular os valores.

Prazo para corte da água em caso de conta atrasada

A maior preocupação de quem atrasou a fatura da água é ter o abastecimento cortado por não pagamento. Sobre isso, a informação encontrada na conta da Sabesp relata o seguinte: “A conta não paga até a data de vencimento sujeita o imóvel ao corte no fornecimento de água”.

Entretanto, conforme informações da Aresp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, a empresa deve aguardar 30 dias antes de cortar a água. Isso significa que o cliente tem até 30 dias para ficar em dia com seus pagamentos antes de ficar sem água. Após realizar o pagamento da conta atrasada, o prazo para religação é de 24 a 48 horas.

Através da Agência Digital da Sabesp, o consumidor também pode consultar seus débitos e parcelar suas contas. Para isso, basta acessar o site neste endereço e escolher uma das opções.

Segunda via da Sabesp pelo Aplicativo.

A empresa possui também um aplicativo para celular, o Sabesp Mobile. Através dele, o usuário pode emitir a Segunda via diretamente pelo smartphone. Além da emissão de boletos, o app oferece diversos serviços, entre outros:

  • Informar quando sua casa estiver sem água e solicitar reparos;
  • Ser notificado sobre o desligamento da água em casos de manutenção;
  • Solicitar a primeira ligação de água e esgoto;
  • Ver o histórico de valores e consumo dos últimos 12 meses;
  • Realizar simulações de consumo de água.

Canais de atendimento Sabesp

Além do autoatendimento da Agência Virtual, a Sabesp também disponibiliza os seguintes canais para informações e suporte:

  • Atendimento via chat online. Acesse o endereço aqui.
  • Telefone para serviços de emergência: 195;
  • 0800-011-9911 – ligação gratuita para a Região Metropolitana de São Paulo;
  • 0800-055-0195 – ligação gratuita para o Interior e o Litoral;
  • 0800-777-3700 – ligação gratuita para a Região Metropolitana para deficientes auditivos e de fala;
  • 0800-016-0195 – ligação gratuita para o Interior e o Litoral para deficientes auditivos e de fala;
  • 0800-055-0565 – Ouvidoria da Sabesp;
  • 0800-771-6883 – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Aresp).

Já quem deseja atendimento presencial, deve se dirigir até uma Agência de Atendimento Sabesp. Neste caso, você pode encontrar o endereço mais próximo da sua residência aqui.


Não tem como ficar sem água, certo? Por isso, é importante ficar de olho na data de vencimento da sua fatura para evitar transtornos. Caso você tenha perdido o documento original, é muito fácil emitir a Segunda Via da Sabesp. Basta seguir o passo a passo que explicamos aqui e você emitirá o boleto atualizado, podendo inclusive pagar online.

Da mesma forma, se você está com a conta de água atrasada, também poderá emitir a segunda via pelo mesmo endereço. Embora não seja obrigatório, isso é útil para não deixar os juros para o próximo mês. Assim, você atualiza o valor da fatura e já fica em dia, pagando apenas o consumo no mês seguinte.

Achou as informações úteis? Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo