Segunda Via da TIM: Como emitir a Conta (Fatura)
Você sabia que quem não recebe a conta do celular tem a responsabilidade de emitir a fatura e fazer o pagamento? Isso mesmo, para evitar pagar juros e ter seu serviço cortado, você deve emitir a segunda via da TIM e acertar suas pendências dentro do prazo. Mas fique tranquilo, vamos ensinar o passo a passo para você gerar o boleto sem sair de casa.
Clientes da TIM podem emitir a segunda via online da sua conta. A empresa disponibiliza diversos canais de atendimento para facilitar o acesso aos pagamentos para os usuários dos seus planos. Com isso, o cliente pode ficar em dia com seus débitos e ainda ter acesso a outros serviços.
Hoje, você vai aprender tudo sobre a segunda via da TIM, além de entender como são cobrados os juros e multas, qual o valor e qual o prazo para corte daqueles que estão em atraso. Nos acompanhe neste artigo e tire todas as suas dúvidas.
Sobre a TIM
Subsidiária da empresa italiana Telecom, a TIM é uma empresa de telefonia atuante no Brasil desde 1995. Atualmente, a operadora atende mais da metade de todo o território nacional, o que a coloca como terceira maior empresa de telecomunicações do Brasil, atrás apenas da Vivo e da Claro. Os serviços disponibilizados pela empresa são:
- Telefonia Móvel (TIM Móvel);
- Telefonia Fixa (TIM Fixo);
- Internet (TIM Live).
Dados do Reclame Aqui
Infelizmente, a TIM é mais uma empresa de Telefonia que não responde às reclamações do Reclame Aqui. Isso dá a ela o status de Não Recomendada para os usuários do site. É uma pena esta atitude da operadora, pois o Reclame Aqui é uma importante ferramenta de interação entre o cliente e a empresa, e ajuda milhares de pessoas a resolver seus problemas de forma prática e transparente.
Segunda via da Tim
Existem diferentes formas de emitir a segunda via da TIM de acordo com o tipo de detalhamento que você deseja. Ou seja, o cliente pode acessar tanto o código para pagamento quanto a segunda via completa.
Dessa forma, vamos aprender como emitir a segunda via da TIM das seguintes formas:
- Código de barras da Segunda via da TIM;
- Segunda via da TIM pelo Meu TIM (Computador e Aplicativo de celular);
- Portal interativo;
- Telefone.
Código de Barras da segunda via da TIM
Este é o método mais simples de emitir a segunda via da TIM. Através dele, o cliente tem acesso apenas ao código de barras do boleto. A facilidade está em poder gerar o documento apenas com o número do telefone. Veja o passo a passo para emitir o código.
1 – Acesse a página do Meu TIM clicando aqui.
2 – Role a página um pouco para baixo até encontrar a opção “Código de barras”, conforme a imagem abaixo.

3 – Por último, basta digitar o número do seu celular com DDD e clicar em “Enviar”. Em seguida, o sistema irá exibir o código de barras para que você execute o pagamento.
Segunda via pelo Meu TIM
O Meu TIM é um serviço de atendimento virtual da TIM, podendo ser acessado pelo computador ou pelo celular. Através dele, o cliente tem acesso a serviços como:
- Emissão da Segunda via da TIM detalhada;
- Consumo de internet;
- Histórico de faturas;
- Cadastramento de débito automático;
- Recarga Online.
Assim, o portal Meu TIM é muito útil para acessar a fatura completa da segunda via do TIM pós pago e do TIM controle.
Para emitir a segunda via da TIM, é necessário primeiramente acessar o Meu TIM. Em seguida, digite o número do seu telefone com o DDD e a senha, que é o código do PUK. Este número de 4 dígitos pode ser localizado no cartão do seu chip.

Caso você não encontre o número do PUK, clique em “Não sei minha senha”. Siga as instruções e você receberá em seu celular uma nova senha.
No Meu TIM, o cliente tem acesso às últimas 6 faturas para baixar, além de ter acesso a vários serviços na palma da mão.
Da mesma forma, você pode acessar o Meu TIM através do aplicativo para celular. Ele é muito importante para todos os usuários de smartphone para acompanhar o consumo do plano de dados e evitar ultrapassar o limite. O Aplicativo Meu TIM pode ser baixado para iOS e Android nos links abaixo.
Pelo aplicativo, na opção “Minhas Contas”, o cliente tem acesso a todos os dados da fatura. É possível ainda cadastrar o Débito automático, opção que faz o pagamento mensal diretamente através da sua conta bancária.
Ainda é possível receber a conta por e-mail. por SMS ou copiar o código de barras. Veja como exemplo a tela a seguir.

Segunda via da TIM Live
Caso você seja cliente da internet TIM Live, existe outro caminho para gerar sua segunda via da TIM. O acesso é bem semelhante à opções anteriores, veja como realizar:
1 – Primeiramente, acesse a página da TIM Live aqui.
2 – Feito isso, basta digitar o número do CPF ou do CNPJ do titular da conta e a senha de acesso.

3 – Se este for o seu primeiro acesso, selecione o link “Não sou Cadastrado”.
4 – O cadastro é muito simples de ser realizado, basta colocar seu CPF/CNPJ e o seu e-mail cadastrado na Tim Live.
5 – Feito o acesso, você também terá acesso às últimas 6 faturas da TIM e poderá emitir a segunda via.
Segunda via da TIM pelo Atendimento eletrônico
Esta opção permite gerar o código de barras da TIM através de um atendimento eletrônico realizado pelo celular.
Para acessar é muito simples. Primeiramente, ligue para *144#. No menu seguinte, selecione a opção de “Código de Barras” e escolha a fatura desejada.
Após isso, você receberá no seu celular o código de barras da segunda via da TIM por SMS.
Segunda via da TIM pelo telefone
Com esta opção, é possível solicitar o código de barras da segunda via da TIM pelo celular ou telefone Fixo.
Basta ligar para o número *144 ou 1056 e seguir as opções e vá até o Menu de Conta digitando 1. Em seguida, escolha “Código de Barras” e pronto: você terá acesso ao documento.
Juros, multas e prazo para corte
Em primeiro lugar, vale frisar que não é cobrado nenhum valor para emitir a segunda via da TIM. Ou seja, você pode emitir o documento em qualquer uma das opções que mostramos acima sem pagar nada por isso.
Com relação aos juros por atraso, eles são os estipulados pela Anatel para empresas de telefonia: 1% ao mês. Além disso, é acrescida uma multa de 2% a cada mês de atraso e correção monetária pelo IGP-M.
No que se refere ao prazo para corte, a TIM pode suspender os serviços a partir de 15 dias após a notificação de débitos.
Caso você esteja com sua conta atrasada, o valor dos juros e multa serão cobrados apenas na fatura do mês seguinte. Ou seja, não adianta emitir a segunda via da TIM neste caso. Porém, caso você tenha extraviado ou não tenha recebido a conta, ela pode ser emitida das formas que vimos aqui mesmo se estiver atrasada.
Preciso da Segunda Via de outra Operadora
Caso você esteja precisando emitir o boleto de outra Operadora de celular, acesse a página principal do Segunda Via Online. No nosso site, você descobre o passo a passo para emitir o boleto de diversas empresas de forma prática e segura.
Evite pagar juros desnecessários, emita a segunda via da TIM Online agora mesmo! Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!