Como Atualizar Boleto Bancoob

Se você tem um boleto Bancoob que passou do prazo de vencimento, saiba que é possível atualizá-lo pela internet e fazer a emissão com uma nova data de pagamento. Isso é muito importante para evitar pagar multas e juros por atraso. Por isso, neste artigo iremos lhe ensinar como atualizar boleto Bancoob sem sair de casa de forma simples e rápida.

Além disso, você vai aprender dicas de segurança para evitar cair em golpes de boletos falsos, que têm feito muitas vítimas nos últimos anos. Apesar de o pagamento via boleto ser fácil e seguro, é necessário ficar de olho em algumas coisas para evitar ser lesado e perder dinheiro. Convidamos você a seguir lendo este artigo até o final para ficar por dentro de tudo o que você precisa para atualizar boleto Bancoob online.

Bancoob ou Sicoob: Qual a diferença

O Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob é uma instituição financeira privada vinculada ao Sicoob. Por isso, é comum que alguns boletos venham com a marca d’água do Sicoob, visto que os dois respondem pela mesma instituição bancária, com o código 756. O Sicoob é um Sistema Financeiro de Cooperativas de Crédito, e atualmente atende mais de 4 milhões de clientes e cooperados.

Dicas de Segurança

Não é incomum vermos notícias ou ouvirmos falar de pessoas que foram vítimas de golpes com boletos fraudulentos. De maneira geral, criminosos se aproveitam da desatenção das pessoas e emitem documentos falsos fingindo serem originais. Assim, ao realizar o pagamento do documento, o dinheiro vai parar diretamente na conta dos golpistas. Por essa razão, é necessário ter em mente as seguintes dicas de segurança sempre que você for pagar ou atualizar boleto Bancoob:

  • Confira o número da linha digitável do boleto (aquela longa sequência de números que fica no topo da página). Para boletos Bancoob, a numeração deve sempre começar com os dígitos 756, que representam o código do banco. Caso contrário, o boleto é referente a uma outra instituição bancária, e pode ser uma fraude;
  • Jamais insira sua senha bancária e o número do seu cartão em links suspeitos enviados por e-mail ou através do Whatsapp;
  • Quando você for atualizar boleto Bancoob, tenha certeza de sempre acessar o site oficial do banco. Qualquer outro site que alegue conseguir atualizar faturas sem ser o do banco pode ser uma tentativa de emitir boleto falso;
  • Leia atentamente todos os dados do boleto atualizado para verificar se o nome e o CPF/CNPJ do beneficiário estão corretos. Se você perceber que algum número não confere, entre em contato imediatamente com o emissor do documento antes de fazer o pagamento;
  • Se você reparar em algum erro de português, especialmente aqueles bem básicos, desconfie. Por incrível que pareça, este é um dos principais indícios de que a fatura pode ser uma fraude.

Atualizar boleto Bancoob

Antes de você aprender como fazer a atualização, vamos ver como você pode identificar as informações necessárias no boleto antigo. Em suma, é possível pesquisar boletos no site de duas formas:

  • Pelo código da linha digitável;
  • Com os dados do boleto.

A linha digitável (também conhecida como código de barras), é uma sequência numérica bem extensa que fica no topo do boleto. No caso do Bancoob/Sicoob, ela irá começar sempre com o código 756. Veja o exemplo abaixo para entender onde ela pode ser encontrada no seu documento.

exemplo documento atualizar boleto bancoob

De outra forma, o boleto também pode ser localizado através dos dados do beneficiário/cooperativa e o Nosso Número. O beneficiário é aquela pessoa ou empresa que irá receber o pagamento realizado, e ela é identificada por um código logo acima do campo que indica o valor do documento. Já o Nosso Número é um código de identificação do boleto e do banco. Veja a ilustração abaixo com os dados do boleto em destaque.

exemplo documento atualizar boleto bancoob 2

Agora que você já sabe onde encontrar as informações necessárias no documento antigo, vamos ao passo a passo para atualizar boleto Bancoob pela internet.

1 – Acesse o site de emissão de boletos do Bancoob/Sicoob. Na tela que irá aparecer, você notará que existem duas opções à esquerda: Dados do Boleto e Linha Digitável. Cada uma delas corresponde a uma forma pesquisa do boleto, mas o resultado final será o mesmo. Clique na opção desejada.

2 – Insira todos os dados nos locais indicados com bastante atenção. Após isso, revise tudo para evitar erros de digitação.

tela 1 atualizar boleto bancoob

3 – Os dados estão corretos? Basta então digitar o código de segurança no campo indicado e clicar em “Buscar Boleto”. Por fim, o sistema fará a pesquisa e irá retornar o boleto atualizado para que você possa fazer o pagamento. Fácil, não é mesmo?

Vale lembrar que, ao atualizar boleto Bancoob, será emitida uma nova fatura com o endereço para o mesmo dia. Ou seja, é necessário fazer o pagamento nesta data, caso contrário será preciso fazer uma nova atualização.

Mas fique tranquilo: o boleto Bancoob atualizado pode ser pago diretamente pelo celular, com o código de barras, ou nos caixas eletrônicos do seu banco. Casas Lotéricas e Supermercados que aceitam pagamento de contas também são boas opções alternativas para pagar o documento. Enfim, caso você seja obrigado a ir ao banco para fazer o pagamento, certifique-se de atualizar boleto Bancoob dentro do horário bancário para ter tempo de ir até lá.

Como atualizar boleto Bancoob sem o boleto antigo

Os dados do boleto antigo são indispensáveis para atualizar boleto Bancoob pela internet. Portanto, não acredite em sites que prometem fazer a atualização sem estes dados. Por isso, caso você tenha perdido a fatura antiga, deverá entrar em contato com a pessoa, empresa ou cooperativa que emitiu a cobrança e solicitar um dos seguintes dados:

  • Número da linha digitável do boleto;
  • Código do beneficiário/Cooperativa e Nosso Número.

Com estes dados em mãos, você irá conseguir atualizar boleto Bancoob pelo site da mesma forma.

Preciso de boleto de outro banco

Para atualizar boletos de outras instituições financeiras, acesse os demais tutoriais do Segunda Via Online. O nosso site possui o passo a passo para emissão de segundas vias, faturas e boletos online dos principais bancos do Brasil. Com certeza, nosso blog é a melhor forma de ficar sempre atualizado sobre assuntos de pagamentos e contas.


Hoje você aprendeu a atualizar boleto Bancoob com segurança e sem sair de casa. Ressaltamos a importância de você estar atento na hora de inserir as informações do documento e de sempre acessar o site oficial do banco para não cair em golpes. Ademais, caso você tenha tido algum problema para realizar a atualização, deverá entrar em contato com a pessoa ou empresa responsável pela emissão do boleto e solicitar uma nova via diretamente.

Ficou com alguma dúvida? Ficaremos felizes em lhe ajudar pelos comentários! Favorite esta página em seu navegador para atualizar boleto Bancoob sempre que precisar. Até a próxima.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo