Como fazer CPF ou emitir a segunda via

O número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode ser obtido pela Internet – na primeira ou na segunda via.

É totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Aprenda a obter gratuitamente.

O sistema foi anunciado em agosto de 2012 por Carlos Roberto Occaso, então vice-ministro da Receita e Despesas da Receita Federal. Antes de iniciar o serviço gratuito, você pode solicitar o CPF nos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Nesses locais, a taxa de inscrição é de R $ 5,70.

Em função da pandemia do COVID-19, causada pelo novo corona vírus, a Receita Federal emitiu gratuitamente o cadastro no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) através do endereço eletrônico de cada estado.

Como obter o CPF [primeira cópia]

1. Acesse a página de cadastro do site da Receita Federal em servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp;

2. Preencha os dados básicos do formulário, como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, local de nascimento e nome da mãe. O aplicativo estava inicialmente disponível apenas para pessoas com título de eleitor e menores de 25 anos. O vice-ministro disse que a última restrição ocorreu porque a Receita Federal entende que “todos nessa idade já estão cadastrados nos dados da Receita Federal”.

CPF

É importante lembrar que, desde 2010, a Receita Federal nunca emite o cartão CPF físico do CPF azul com tarja magnética, pois o número do CPF pode ser encontrado em outros documentos, como RG e carteira de habilitação (CNH). O serviço online fiscal só emitirá um certificado de registro, que poderá ser impresso pelo usuário e reimpresso quando necessário.

Segunda via

A perda ou extravio de arquivos é sempre complicado, não só por causa de perda (por exemplo, roubo ou furto), mas igualmente pelo inconveniente de ter que voltar e refazer tudo.

A perda de documentos, como passaportes ou documentos de identidade, acaba por causar alguns inconvenientes, pois geralmente você precisa fazer fila para obter a senha e todos os itens. Porém, perder a CNH é “mais fácil”, pois hoje em dia é possível requerer cópia pela rede, logo você precisa pagar e então recebe os documentos em casa.

No entanto, o documento mais fácil de recuperar hoje é o CPF. Entenda que o cadastro pessoal é utilizado para cadastrar todos os proprietários residentes no Brasil, independentemente de sua nacionalidade no Brasil ou no exterior. Quem fizer o cadastro receberá um cartão que é o certificado de inscrição do CPF com 11 dígitos.

Hoje, quando alguma pessoa perde seu documento, não é mais necessário ir ao correio para pedir uma nova cópia. Tudo isso pode ser realizado pela internet, basta gerar um recibo e depois imprimi-lo em casa. Depois, basta salvar o arquivo e apresentar quando preciso.

Agora aprenda como:

Aprenda a emitir o CPF

A segunda via CPF (quem não faz declaração de IR)

Etapa 01

Caso você não declare IR, o processo é muito simples. Primeiro, vá para a página da Receita Federal.

Etapa 02

Em seguida, preencha seus dados corretamente. Para solicitar o novo certificado de registro do CPF, é necessário informar seu número do documento, juntamente com seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe (conforme consta no documento de identidade) e número de registro eleitoral.

Preencha-o e clique em “Enviar”.

Etapa 03

Na próxima tela, você verá o voucher e depois o imprimirá. Acompanhe as instruções para imprimir a cópia.

Emitir CPF

A segunda via do CPF (quem declara IR)

Etapa 01

Caso você declare IR, pode emitir uma cópia do CPF por meio do portal eCAC. No entanto, para usar as funções do portal, você precisa ter um código de acesso gerado rapidamente.

Preencha o número do seu CPF e a data de nascimento. Insira as letras e números solicitados e clique em “Avançar”.

Etapa 02

Na próxima tela, digite os números dos comprovantes de entrega das duas últimas declarações do IR e crie uma senha de acordo com as instruções deste espaço.

Clique em “Gerar Código”

Etapa 03

Agora, com o código, você pode acessar a página do eCAC, inserir seu número de CPF, o código de acesso e a senha.

Etapa 04

Na tela principal do eCAC, clique no menu “Cadastro”, a seguir clique em “Certificado de Cadastro”.

Etapa 05

Um recibo será gerado em alguns instantes, basta imprimi-lo e ter uma cópia do seu CPF em mãos.

Lembre-se, sempre que precisar reimprimir este voucher, você precisará gerar um novo código de acesso. Devido a segurança, tais códigos duram pouco tempo.

Compartilhar é se importar!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo